Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Restaurante Popular de Vitória incentiva a criação de hortas urbanas

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Restaurante Popular de Vitória tem horta urbana e começa a colher os primneiros frutos

A Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio da equipe do Restaurante Popular de Vitória, quer incentivar e fomentar a cultura de criação de hortas urbanas no município de Vitória. A equipe de Educação Alimentar e Nutricional que atua no equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) está aberta ao repasse de conhecimentos para o início do plantio de mudas e sementes em diferentes unidades socioassistenciais em funcionamento na cidade.

O Restaurante Popular já começa a ver os primeiros frutos da sua própria horta urbana. O próximo espaço a ter uma horta será o Abrigo para População em Situação de Rua (PSR), em Andorinhas. A equipe técnica já realizou uma vistoria no local, constatando a necessidade apenas de insumos para a implantação de uma horta suspensa naquele espaço.

De acordo com a gerente de SAN, Roseane Fernandes, a proposta é que a equipe atue de forma a incentivar a participação, o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente. "Queremos multiplicar o número de hortas urbanas. Esta é mais uma ação educativa para troca de conhecimentos e práticas de cultivo, utilizando sementes, mudas e materiais de forma coletiva", comentou a gerente.

Na avaliação de Roseane, incentivar a implantação de hortas no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional é uma forma de educar para uma alimentação mais saudável, além de promover a biodiversidade, a alimentação saudável e a convivência comunitária. "Esta é mais uma forma de ofertarmos alimentos mais frescos e 100% orgânicos. A horta em espaços institucionais da assistência social cumpre um papel social importante: é uma ferramenta de fortalecimento de vínculos e de educação alimentar", disse a gerente.

A secretária de Assistência Social da Vitória, Soraya Mannato, enfatizou que o projeto vai além da produção de alimentos. "Este movimento traz maior integração entre as equipes que atuam nos diferentes serviços socioassistenciais e vai disseminando a cultural de preservação ambiental, contribuindo para que famílias tenham uma alimentação mais saudável", argumentou.