Saiba como requerer o seguro-desemprego
O seguro é um benefício de assistência financeira temporária oferecido ao trabalhador que ficou desempregado. O benefício varia de acordo com a faixa salarial e pode ser pago em até cinco parcelas, conforme o tempo de trabalho do beneficiário.
Para ter acesso ao seguro-desemprego, o trabalhador precisa fazer o agendamento on-line, em agendamento.vitoria.es.gov.br e escolher o item "Trabalhador" e em seguida "Seguro-desemprego" e clicar em "Próximo" e seguir o passo a passo.
Será preciso fornecer o nome completo, o CPF e um número de telefone. O agendamento é pessoal e intransferível. Serão realizados 60 agendamentos diários. Após o agendamento, no dia marcado, o trabalhador para dar entrada e ter acesso ao seguro-desemprego deverá comparecer à Agência Municipal do Trabalhador (AMT) munido dos seguintes documentos originais:
- Carteira de Trabalho;
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Requerimento de seguro-desemprego via WEB, fornecido pela empresa
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), fornecido pela empresa;
- Comprovante de saque do FGTS ou extrato analítico de conta do FGTS atualizado (fornecido pela Caixa Econômica Federal);
- Comprovantes de escolaridade e residência.
A documentação é analisada por um atendente da AMT e, estando corretas as informações, é encaminhada para a habilitação do seguro. Cada caso é analisado com base nos critérios para concessão do benefício estipulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em caso de deferimento, define-se o valor mensal e por quanto tempo o trabalhador receberá o benefício.
O valor mensal mínimo a ser concedido ao trabalhador é de um salário mínimo e o máximo, de dois salários mínimos. Já o número de parcelas varia entre três e cinco. Mais informações na página da internet do Ministério do Trabalho e Emprego.
Mais informações: (27) 3132-5310.
Última atualização pela SEMCID em 05/06/2024, às 14h34