Saiba como funciona a matrícula no ensino infantil de Vitória
As matrículas de alunos novos, com idade entre 6 meses e 5 anos, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ocorrem em período informado à população no portal da Prefeitura de Vitória.
A divulgação das vagas é feita geralmente no início de dezembro, em portaria publicada em um dos jornais de grande circulação no Estado e no portal da Prefeitura. Quem já está na escola tem vaga garantida.
As crianças de bairros próximos às unidades têm prioridade. No Cmei, o pai ou responsável faz o registro da demanda e indica as unidades de ensino de preferência mais próximas de casa.
Em 2013, um cadastro único passou a reunir as solicitações de matrículas em diversas unidades de ensino. Com o novo cadastro, uma única solicitação será feita para mais de uma unidade, evitando que pais e responsáveis solicitem matrículas em diversas unidades de ensino. Se a família não for contemplada com uma vaga, ela não precisa voltar ao Cmei no ano seguinte para repetir o cadastro. Anualmente, as famílias farão apenas a atualização dos dados.
Os pais ou responsáveis devem ir até o Cmei levando os documentos listados abaixo:
- Certidão de nascimento da criança;
- Carteira de vacinação atualizada;
- Comprovante de residência original (IPTU; ou contrato de aluguel; ou recibo de imóvel; ou talão de água, de luz ou de telefone).
Rematrícula
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), a rematrícula é feita, entre outubro e dezembro, em datas estabelecidas pelas secretarias escolares das unidades e divulgadas no portal da Prefeitura.
Pais, responsáveis ou alunos maiores de idade precisam levar o comprovante de residência.
Última atualização pela SEME em 24/04/2019, às 17h38