Secretaria de Cultura


Artesanato Capixaba

O artesanato capixaba foi catalogado pela primeira vez em 1982. De lá pra cá, apesar de algumas mudanças, a grande variedade de produção artesanal do Estado se manteve: tecelagem, cerâmicas, fibras e trançados, objetos em coco e madeira são alguns exemplos, além dos trabalhos com conchas e sementes.

Inúmeras particularidades marcam o artesanato capixaba e, consequentemente, a cultura do Estado. Só o Espírito Santo tem o congo, tradição viva nas vozes do povo e no som da casaca. Já Vitória é a cidade que se destaca na produção das panelas de barro, a partir da técnica secular que as mulheres da região de Goiabeiras herdaram dos índios.

Assim se constrói a identidade do povo capixaba, firmada em tradições que vieram dos colonizadores portugueses, dos imigrantes de diversas áreas da Europa e também de tradições africanas.

ACARTE - Associação Capixaba de Artesãos

Com a missão de resgatar, fortalecer, aprimorar, organizar, difundir e promover o Artesanato Capixaba e sintonizada com a tendência mundial pela qualidade, os artesãos têm procurado desenvolver seus produtos com a visão da qualidade total, buscando o aprimoramento de suas técnicas, de sua produtividade, mas sempre se mantendo fiel ao princípio do que o artesanato é uma arte feita com as mãos, o que faz com que cada peça seja única, diferenciada, carregando em si todo o encanto e magia do seu momento de criação.

Trabalhos em tecidos como ponto cruz, pinturas, patchwok, tecelagem entre outros são encontrados nas lojas da Associação Capixaba de Artesãos - ACARTE.

Onde fica

Acarte Artesanato Capixaba
Aeroporto de Vitória -Saguão de Passageiros/2º Piso - Ver no mapa
Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, s/n.
Segunda a sexta: das 7h às 21h
Sábado e domingo: 7h às 20h
Telefone: (27) 3315-0174

Última atualização pela SEMC em 31/07/2024, às 15h25

Loja do Artesanato Capixaba

André Sobral
Loja Artesanato Capixaba
André Sobral
Loja Artesanato Capixaba

A Loja do Artesanato Capixaba é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, o Governo do Estado, o Sebrae - ES e o Instituto Panela de Barro. No local, os visitantes podem encontrar o que, de fato, é da raiz do Espírito Santo.

Onde fica

Shopping Vitória - 2º Piso
Avenida Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá (dentro do Shopping) - Ver no mapa
Segunda a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 14h às 20h
Loja de Artesanato Capixaba - Hortomercado
Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá - Ver no mapa
De segunda a quarta-feira das 11h às 19h
De quinta a sábado das 11h às 22h
Domingo de 11h às 17h

Última atualização pela SEMC em 06/06/2024, às 19h32

Feira da Praça dos Namorados

Elizabeth Nader
Feira de Artesanato na Praça dos Namorados
Elizabeth Nader
Feira de Artesanato na Praça dos Namorados

Moradores e turistas têm uma boa opção de lazer nos finais de semana: a feira de artesanato da Praça dos Namorados. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 192 expositores, sendo 151 de artesanato e brinquedos de diversão e 41 na área de alimentação.

As barracas expõem objetos de decoração, como quadros, vasos, luminárias, castiçais, tapetes, almofadas, esculturas em metais e pedras, arranjos decorativos, velas coloridas. Também há roupas de cama, mesa e banho bordadas e pintadas a mão, bolsas e calçados confeccionados de forma artesanal, assim como joias e bijuterias feitas em pedras, metais e fios.

Para a criançada são comercializados brinquedos em madeira, jogos educativos, bonecas de pano e fantoches. E no local também há brinquedos como pula-pula, cama elástica, carrinhos elétricos e pôneis.

Na parte de alimentos, os expositores oferecem uma diversidade de doces e salgados. São vendidas desde as típicas comidas capixabas, como a famosa torta capixaba, até os quitutes tradicionais de praça, como bolos, docinhos, cachorro-quente e pizzas, dentre muitas outras delícias. A feira de artesanato é uma das ações da coordenação de Oportunidades de Negócios da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda da Prefeitura de Vitória.

Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, Praia do Canto, Praça dos Namorados - Ver no mapa

Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 18 às 22 horas

Última atualização pela SEMC em 06/06/2024, às 18h38

Feiras Comunitárias

Arquivo PMV
Iluminação Pública

Atualmente, há na capital diversas feiras regulares nas quais os expositores atuam nas áreas de alimentação, artesanato, trabalhos manuais, produtos manufaturados e brinquedos de diversão.

As feiras comunitárias foram autorizadas no município pela Lei nº 8.297, de 22 de maio de 2012, decretos nº 15.580 e 15770, de 20 de agosto de 2013, tendo como base das decisões o Regimento Interno das Feiras Comunitárias Regionais do Município de Vitória.

Quem tem interesse em se inscrever em uma feira comunitária deverá seguir as seguintes normas: pessoas que produzam artesanato, artes plásticas, produtos manufaturados, trabalhos manuais ou alimentação; e pessoas que trabalhem com brinquedos de diversão, tais como: cama elástica, pula-pula, piscina de bolas, castelo inflável e outros do gênero.

Também podem participar pessoas que não possuam estabelecimento comercial fixo, mas caso seja comprovado pelo Comitê Local que o expositor, após sua inserção na feira, possua estabelecimento comercial fixo, o expositor será desligado da feira.

Ainda é aberto a participação de pessoas que não tenham funcionários que realizem na totalidade o trabalho de confecção dos produtos; pessoas que não tenham o mesmo domicílio de expositores já cadastrados na feira; e pessoas que não possuam cargo ativo nas esferas públicas municipal, estadual ou federal.

Caso a pessoa interessada em participar da feira comunitária se enquadre dentro dessas normas deve procurar o presidente do Comitê Local.

Conheça os expositores das diversas áreas, e os produtos oferecidos por cada um deles.

Endereços

Nome[caixa] Local[caixa] Dias da semana Horário Qtde. barracas
FEIRA COMUNITÁRIA DE ANDORINHAS ANDORINHAS 18:00h às 22:00h 70
FEIRA COMUNITÁRIA DO CENTRO - PRAÇA COSTA PEREIRA CENTRO Terça, Quinta, Sexta 18:00h às 22:00h 22
FEIRA INTERCOMUNITÁRIA * FORTE SÃO JOÃO Quarta, Quinta 19:00h às 22:00h 0
FEIRA COMUNITÁRIA DE GOIABEIRAS - PRAÇA 3 DE MAIO GOIABEIRAS Quarta, Quinta, Sexta 18:00h às 22:00h 17
FEIRA COMUNITÁRIA DE GOIABEIRAS - PRAÇA DO CENTRO ESPORTIVO - "HI FI GOIABEIRAS Quinta, Sexta, Sábado 19:00h às 23:00h 70
FEIRA COMUNITARIA DO BAIRRO GRANDE VITÓRIA * GRANDE VITÓRIA Quinta, Sexta, Sábado 19:00h às 23:00h 0
FEIRA COMUNITÁRIA JARDIM CAMBURI - PRAÇA SAGRADA FAMÍLIA JARDIM CAMBURI Sexta, Sábado, Domingo 18:30h às 22:30h 18
FEIRA COMUNITÁRIA JARDIM CAMBURI - PRAÇA MIGUEL ARCANJO FRAGA JARDIM CAMBURI Sexta 19:00h às 23:00h 26
FEIRA COMUNITARIA JARDIM CAMBURI - PRAÇA ENG. RENATO LOYOLA - YAHOO JARDIM CAMBURI Domingo 10:30h às 14:30h 12
FEIRA COMUNITÁRIA DE JARDIM DA PENHA JARDIM DA PENHA Sexta 18:00h às 22:00h 106
FEIRA COMUNITÁRIA DO CRUZAMENTO - PRAÇINHA DE JUCUTUQUARA JUCUTUQUARA 18:00h às 22:00h 17
FEIRA COMUNITÁRIA DE MARIA ORTIZ MARIA ORTIZ Sexta, Sábado 18:00h às 22:00h 0
FEIRA COMUNITÁRIA DO BAIRRO ROMÃO * ROMÃO Sexta, Sábado 19:00h às 22:00h 0
FEIRA COMUNITÁRIA DE SANTOS DUMONT * SANTOS DUMONT Sábado 17:00h às 22:00h 0
14 ocorrência(s)

Fonte: SEGES

* Feira regularizada, mas sem atividade no momento.

Última atualização pela CDTIV em 11/06/2024, às 18h10

Mercado da Vila Rubim

Adriano Monteiro
Feira Criola

O Mercado da Vila Rubim é um verdadeiro tesouro da cidade de Vitória, onde a tradição e a modernidade se encontram em um vibrante centro comercial. Desde sua inauguração em 1969, este mercado tem sido o epicentro da atividade econômica e cultural da região, abrigando uma variedade impressionante de lojas e estabelecimentos.

Dentro de suas paredes, os visitantes podem encontrar uma infinidade de produtos, desde temperos e ervas medicinais até artigos de umbanda, pescados frescos, aves, carnes, roupas e muito mais. É um local onde o passado se mistura com o presente, onde a essência tradicional do comércio de rua se une à conveniência moderna das lojas e estabelecimentos comerciais.

Fernanda Neves Gomes
Mercado da Vila Rubim

O Mercado da Vila Rubim é mais do que apenas um local de compras; é um verdadeiro patrimônio da capital capixaba, refletindo a rica história e cultura da região. Desde os tempos em que o bairro surgiu como um ponto de desembarque de mercadorias até os dias atuais, onde os galpões do mercado abrigam uma ampla gama de empreendimentos, este local tem desempenhado um papel vital na vida da cidade.

Mesmo com o passar dos anos e as mudanças na região, o Mercado da Vila Rubim permanece como um símbolo da vitalidade e da diversidade da economia capixaba. É um lugar onde o novo, o tradicional e o antigo convivem em perfeita harmonia, criando uma experiência única e inesquecível para moradores e visitantes.

Onde fica

Rua Orlando Rocha, 92, Vila Rubim - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h e sábados, das 8 às 14h.
Telefoene: (27) 3222-7422 e 3222-2975

Última atualização pela SEMC em 29/05/2024, às 14h45

Artesanato em cerâmica

Foto Divulgação
Cerâmica

O artesanato de cerâmica em terras capixabas remonta ao tempo pré-cabralino. Estudos de sítios arqueológicos apontam que há mais de mil anos vários aborígenes já dominavam a técnica da arte em cerâmica.

Atualmente, são as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, que se destacam na produção do artesanato utilitário de barro. A matéria prima utilizada é obtida em Barreiros, uma região da cidade de Vitória.

Peças decorativas modeladas pelas ceramistas da cidade também podem ser encontradas e adquiridas pelos moradores e visitantes.

Mais informações

  • Galpão das Paneleiras Ver no mapa
    Telefone: (27) 3327-0519
  • Associação das Ceramistas do Espírito Santo/CERAMES
    Telefone: (27) 3325-3979

Última atualização pela SEMC em 06/06/2024, às 19h15

Panela de barro

Vitor Nogueira
Panela de barro

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular de Vitória e do Espírito Santo. A técnica na produção, assim como a estrutura social das artesãs, pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando era produzida nas tribos indígenas. 

Nos últimos séculos esse trabalho sempre garantiu a sobrevivência econômica de famílias. As artesãs estão vinculadas à Associação das Paneleiras. A maioria delas trabalha em um galpão em Goiabeiras. O galpão tem 32 cabines, todas com bancada, armário e prateleiras individuais. No segundo piso, existe uma área que permite aos visitantes visualizarem todo o trabalho nas cabines e ainda proporciona uma visão incrível para o mangue.

Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá, local situado no bairro Joana D'Arc, na Ilha de Vitória. Do manguezal que margeia a região de Goiabeiras é extraída a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Essa casca permite extrair a tintura impermeabilizante de tanino, com a qual são açoitadas as panelas ainda quentes.

Por tradição as autênticas Moqueca e Torta Capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidos nas panelas de barro.

Saiba mais

Onde fica

Endereço: Rua das Paneleiras, 55, Goiabeiras - Ver no mapa
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 18h30, e aos domingos, das 8h às 15h.
Mais informações: (27) 3327-0519

Última atualização pela SEMC em 06/06/2024, às 18h26

Voltar ao topo da página