Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação


Patrimônio histórico - O que é

O patrimônio histórico é o conjunto de objetos, edificações, práticas, saberes e elementos naturais que representam a identidade, ação e memória de diferentes grupos sócio-culturais e são divididos em bens materiais, bens imateriais e patrimônio natural.

O patrimônio histórico edificado é um conjunto de bens materiais e tangíveis construídos pelos humanos, que representa diferentes tempos no curso da história. Designar uma edificação como um patrimônio histórico é reconhecer a sua singularidade como criação humana, valorizar os seus méritos construtivos e estilísticos, e chancelar sua importância para a memória e a identidade de um lugar, no caso aqui, da cidade de Vitória.

Revitalização Urbana

A revitalização urbana é um projeto em curso permanente na administração municipal, que visa valorizar as áreas de interesse histórico e cultural da cidade de Vitória, tais como: os bairros Centro de Vitória, Parque Moscoso, Vila Rubim, Praia do Canto, e Jucutuquara.
Esses lugares são marcados pela persistência de exemplares de arquiteturas de estilos de épocas passadas, entre as quais podem ser citadas:

  • As edificações no estilo do período Brasil Colônia (1500 a 1822), como é o caso da atual sede da regional do IPHAN, no Centro;
  • Mercado São Sebastião, em estilo neocolonial, localizado em Jucutuquara e construído em 1949.
Diego Alves
Mercado São Sebastião
Foto Divulgação
Sede da 21ª Superintendência Regional – IPHAN

Para a execução e acompanhamento das ações de revitalização foi criada, na década de 1990, a Coordenação de Revitalização Urbana (SEDEC/GPU/CRU), composta por arquitetos e urbanistas e que atua desenvolvendo e acompanhando projetos relacionados ao patrimônio edificado de Vitória. 

Última atualização pela SEDEC em 30/03/2023, às 16h49

Voltar ao topo da página