Secretaria de Meio Ambiente


Plano Municipal de Coleta Seletiva estimula reciclagem

Douglas Schneider
Caminhão de coleta seletiva

O município de Vitória incentiva a coleta seletiva de lixo e precisa da colaboração do morador. A quantidade de material a ser reaproveitada pode aumentar com a participação e o engajamento de todos. O Plano Municipal de Coleta Seletiva (PMCS) está sendo elaborado e prevê a ampliação desse serviço.

O objetivo é que se atinja 20% do material contido no resíduo domiciliar, que deve ser separado ainda na fonte geradora para que tenha melhor qualidade. É necessária a ampliação do montante a ser coletado para que seja evitado o aterramento desses materiais, que são fontes de matéria-prima para fabricação de novos produtos e servem como fonte de renda para catadores de materiais recicláveis.

O plano é um instrumento de planejamento de curto, médio e longo prazo. O objetivo é universalizar o sistema em todo o município num prazo de 20 anos. Isso permitirá o cumprimento das exigências legais estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12305/10).

O Plano Municipal também visa à destinação adequada dos resíduos gerados em Vitória, priorizando o seu reaproveitamento e reduzindo a quantidade de resíduos aterrados. Haverá abrangência da questão operacional da coleta, inclusive, com análise da inclusão produtiva dos catadores com acompanhamento de técnicos do município.

O material da coleta seletiva é destinado, exclusivamente, para as duas associações cadastradas em Vitória: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv). A ampliação da coleta seletiva deve ser gradativa e em conjunto com o surgimento de mais associações de catadores.

A partir da conclusão do PMCS, o município está habilitado para contratação dos projetos básicos e executivos das principais unidades de manejo de resíduos sólidos: galpões de triagem equipados, veículos para cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, pontos de entrega voluntária, pátios de compostagem, áreas de transbordo e transporte para resíduos da construção e demolição e aterros para resíduos da construção e demolição.

Saiba mais sobre o Plano de Coleta Seletiva

Última atualização pela SEMMAM em 05/06/2024, às 14h05

Voltar ao topo da página