Cursos aprimoram ensino de música
A equipe de ensino musical da Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove cursos e oficinas destinados aos educadores musicais que atuam nas escolas públicas da capital. O período para as inscrições é informado no Caderno de Cursos de Formação, enviado a todas as unidades de ensino. Conheça as modalidades de formação:
Curso de Vivência em Educação Musical
É voltado aos educadores musicais que não possuem formação específica. O curso busca ampliar o conhecimento desses profissionais a respeito da linguagem musical, potencializando as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Trata-se de uma ação complementar e não substitutiva dos professores habilitados na Licenciatura em Música, cuja presença é indispensável na educação básica.
O curso é oferecido anualmente, com onze encontros semanais, cada um com duas horas e meia de duração. São realizadas atividades, como composição, improvisação e arranjo; interpretação por meio da voz ou de instrumentos; reflexão a partir da apreciação de músicas; jogos; brincadeiras e danças. Ao final, grava-se um CD com criações musicais e arranjos do grupo de educadores.
Formações nas unidades de ensino
Ocorrem por solicitação das unidades de educação infantil ou ensino fundamental. Em um encontro, com duração de duas a três horas, são propostas dinâmicas e atividades de vivência musical, com a utilização do canto, do corpo e dos instrumentos musicais.
Oficina de Percussão Aplicada à Educação Musical
O uso da percussão como recurso didático para o ensino da música é, em geral, uma deficiência nos cursos de Licenciatura em Música. Por isso, a equipe de educação musical da Seme organiza oficinas destinadas a educadores musicais, com ou sem licenciatura na área. Um dos objetivos principais é fazer com que os profissionais vivenciem práticas musicais com instrumentos aplicados em diversos gêneros brasileiros, a exemplo do samba, do congo e do maracatu.
Última atualização pela SEME em 25/07/2024, às 18h02