Secretaria de Saúde


Rede de Atenção Psicossocial

Assistência às pessoas que necessitam de cuidados em saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória organiza sua Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com base nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental adequando-a as características e necessidades locais, de forma resolutiva e, em especial, às pessoas com transtorno mental grave e sofrimento psíquico intenso, pessoas em situações de violência interpessoal, incluindo aquelas em risco de suicídio, necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e crianças e adolescentes, com foco na população adstrita dos territórios de saúde do Município.
Para tanto, existe uma Rede de Atenção Psicossocial formada por ações e serviços específicos conforme as necessidades e faixas etárias. A prioridade, portanto, são aqueles que sofrem transtornos mentais e também os usuários de álcool e outras drogas.

Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

A Atenção Psicossocial do Município de Vitória ocorre nos diversos serviços que compõem a rede de saúde, composta por 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com equipes multidisciplinares e Núcleo Ampliado de Saúde da Família ( NASF ), de 02 equipes de Consultório na Rua, 02 Pronto-Atendimentos, 04 Centros de Atenção Psicossocial, 01 residência terapêutica, 01 Centro Municipal de Especialidades e 01 Centro de Referência para pessoas em situação de violência (Casa Rosa).
O acesso aos serviços deve ocorrer, prioritariamente, pela unidade de saúde de referência do munícipe de Vitória.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

São serviços de saúde mental do Sistema Único de Saúde articulados com toda a rede de saúde, com abordagem interdisciplinar no cuidado integral em saúde, visando o tratamento humanizado, na perspectiva de preservação da dignidade, do exercício da cidadania, dos laços familiares e a da inserção sócio-comunitária.
O CAPS é um dispositivo da RAPS de referência no tratamento de pessoas com grave sofrimento psíquico e transtorno mental, incluindo os relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas e crianças e adolescentes com sofrimento mental intenso.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSi

  • Realiza o acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre zero e dezoito anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes ou que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.
  • A assistência às crianças e adolescentes é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que prestam atendimento integrado e articulado com os territórios de saúde.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • No Capsi são oferecidas diferentes modalidades de tratamento, conforme as necessidades das crianças e adolescente e seus familiares, como atendimentos individuais, grupos terapêuticos, atendimentos domiciliares, oficinas dentre outros.

Onde fica

Rua Amélia da Cunha Ornelas, 431 Bento Ferreira - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas
Telefone: (27) 3225- 3698

Centro de Atenção Psicossocial de Ilha de Santa Maria - CAPS II

  •  Atendimento na modalidade de atenção diária à pacientes com transtornos mentais graves, com idade acima de dezoito anos.
  • A assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde que prestam o cuidado integrado e articulado com os territórios de saúde.
  •  O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • O CAPS II desenvolve atendimentos individuais e em grupo para os pacientes e familiares, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos domiciliares dentre outras modalidades de cuidado.
  • Os principais objetivos do CAPS são o acolhimento, tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo atenção aos familiares.
  • O CAPS Ilha atende as regiões do Forte São João, Continental e Centro, com essa regionalização oferece uma melhor assistência às pessoas com transtorno mental grave.

Onde fica

Rua José Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefone: ((27) 3132-5111 / 3132-5110
Horário de funcionamento: das 07 às 19 horas

 Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas - CAPS AD III

  •  Atendimento de atenção diária a pacientes com transtornos causados pelo uso problemático de álcool e outras drogas, com idade acima de dezoito anos.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • Possui equipe multidisciplinar que desenvolve atendimento individual ou em grupo aos pacientes e seus familiares, bem como práticas diversificadas de cuidado em saúde mental, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda.
  • Os principais objetivos do CAPS AD são: o acolhimento, o tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas.
  • Leitos de hospitalidade integral (noturno): 08

Onde fica

Rua Álvaro Sarlo, 181 - Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefone:(27) 3132-5104
Horário de funcionamento: 24 horas

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III São Pedro

  • Atendimento em atenção diária à pacientes com transtornos mentais graves, com idade acima de 18 anos.
  • O serviço pode ser buscado diretamente ou preferencialmente de forma referenciada pelas unidades básicas de saúde.
  • A assistência é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde que prestam o cuidado integrado e articulado com os territórios de saúde.
  • Possui equipe multidisciplinar que desenvolve atendimentos individuais e em grupo para os pacientes e familiares, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos domiciliares dentre outras modalidades de cuidado.
  • Os principais objetivos do CAPS III São Pedro são: o acolhimento, o tratamento e reinserção social dos pacientes com transtornos mentais graves e persistentes.
  • O CAPS é estratégico para reorganização da rede municipal de saúde mental, possibilitando a ampliação da capacidade de manejo das situações de crise a partir da oferta da hospitalidade noturna, diminuindo, assim a necessidade de encaminhamento ao hospital psiquiátrico.
  • O CAPS São Pedro atende as regiões de Maruípe, São Pedro e Santo Antônio, com essa regionalização oferece uma melhor assistência às pessoas com transtorno mental grave.
  • Leitos de hospitalidade integral (noturno): 06

Onde fica

Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José - Ver no mapa
Telefone:(27) 3332-8094
Horário de funcionamento: 24 horas

Emergências

Em caso de crises e emergências, os Pronto-Atendimentos do município podem ser buscados, bem como o pronto-socorro psiquiátrico de referência para público adulto (HEAC) e para público infanto-juvenil (HEIMABA) - locais que dispõem de recursos para situações mais complexas.

  • Pronto Atendimento da Praia do Suá
    • Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 16 - Praia do Suá, Vitória - ES - Ver no mapa
      Telefone:(27) 3137 2764 
  • Pronto Atendimento de São Pedro
    • Endereço: Rodovia Serafim Derenzi, 4489 - São José, Vitória - ES.
      Telefone:(27) 3332 -4930
  • Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC)
    • Endereço: Rodovia. Governador José Sete, Km 6.5 - Santana - Cariacica/ES.
      Telefone: (27) 3636-2837 e 3636-2846
  • Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HEIMABA)
    • Endereço: Av. Ministro Salgado Filho, 918 - Soteco, Vila Velha - ES.
      Telefone:(27) 3636-3171

Última atualização pela SEMUS em 22/02/2024, às 18h31

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis

Para receber assistência relacionada a qualquer Infecção Sexualmente Transmissível (lST), o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Isso deve ocorrer sempre que:

  • Desejar fazer testes para o HIV, a sífilis, a hepatite B ou hepatite C;
  • Perceber algum sinal ou sintoma de uma lST;
  • Acreditar que se expôs a alguma situação de risco de contaminação (ex.: relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringa);
  • Desejar preservativos - masculinos / femininos;
  • Precisar de orientação de aconselhamento sexual.

A Unidade Básica de Saúde - UBS está apta a oferecer exames e o tratamento devido para as Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs, podendo, inclusive, realizar testes rápidos (resultados em média de 20 minutos) para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da AIDS) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

As pessoas com resultado positivo para o HIV deverão confirmar o diagnóstico e são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Centro de Referencia em Infecções Sexualmente Transmissíveis --Parque Moscoso, onde também irão receber o tratamento. O atendimento no Centro de Referência é realizado por equipe interdisciplinar (assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, auxiliar e técnico de enfermagem, laboratório e farmácia).

De posse do encaminhamento da US, o munícipe de Vitória deve agendar sua consulta diretamente no Centro de Referência, podendo informar-se previamente pelo telefone da recepção: (27) 3132-5108.

Serviços ofertados pelo Centro de Referência Parque Moscoso para pessoas com idade acima de 14 anos

  • Exames de diagnóstico para HIV, hepatite (B e C) e sífilis, com testes laboratoriais e/ou testes rápidos (também disponíveis nas unidades de saúde);
  • Orientação em consulta pré e pós testes;
  • Assistência às pessoas vivendo HIV, aids e hepatites virais (consultas, medicamentos e exames específicos);
  • Assistência às IST de maior complexidade, quando encaminhadas pelas Unidades da Rede Básica;
  • Atendimento a profissionais vítimas de acidente com material biológico (pérfuro-cortante);
  • Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP Sexual) - atendimento de pessoas para a prevenção da infecção após a ocorrência de situação de risco;
  • Acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência sexual - entretanto a referência primeira é o SASVI;
    promoção interna de campanhas de prevenção;
  • Apoio às Unidades Básicas de saúde nas questões relacionadas à prevenção e a assistência às ISTs.
    apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) e empresas públicas locais relacionado à realização de ações de prevenção;
  • Disponibilização de medicamentos;
  • Oferta de preservativos e outros insumos, conforme critérios do serviço;
  • PREP - Profilaxia Pré Exposição;
    Menores de 14 anos com problemas de saúde relacionados ao HIV/AIDS e outras ISTs, são atendidos pelo Serviço de Referência estadual que funciona no Hospital infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG).

Onde fica

Rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (Primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória) - Ver no mapa

Telefones:
(27) 3132-5108 - recepção
(27) 3132-5106 e (27) 3132-5107 - administração

Horários de funcionamento

  • Geral
    De segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
  • Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) e de Acidentes de Materiais Biológicos
    De segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas.
  • Fármácia
    De segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.
    Após esse horário e em fins de semana, os munícipes devem procurar um Pronto Atendimento (PA)

Observação

Ao procurar qualquer estabelecimento de saúde, o munícipe deve estar de posse de documento de identificação com foto e também preferencialmente, com o cartão do SUS.

Última atualização pela SEMUS em 18/04/2024, às 15h06

Casa Rosa

Leonardo Silveira
Casa Rosa - Fachada

Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência - Casa Rosa

Atende pessoas nos diversos ciclos de vida e suas famílias residentes no município de Vitória, em situação de violência interpessoal, com ênfase nas violências doméstica/ intra-familiar: violência sexual, física, psicológica, negligências crônicas, dentre outras.

Recebe pessoas encaminhadas pelos diversos serviços da rede de saúde, da assistência social, cidadania e direitos humanos, escolas, delegacias e outros equipamentos, além de demanda espontânea. O agendamento acontece por meio do telefone ou e-mail.

Atua com equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, assistente social , terapeuta ocupacional e psicólogo oferecendo atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamentos multidisciplinares direcionadas ao cuidado em saúde e proteção com vistas à ressignificação, superação e reconstrução e fortalecimento de vínculos às pessoas em situação de violência e suas famílias.

Atua na perspectiva da promoção da saúde, prevenção das violências e assistência através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP) e demais serviços da rede de saúde da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS.
Contribui no desenvolvimento de estratégias intersetoriais para o fortalecimento da rede de proteção às pessoas em situação de violências, por meio da qualificação do cuidado e garantia de direitos.

Atendimento oferecido

  • Acolhimento dos casos de demanda espontânea e dos encaminhamentos realizados pelos serviços de saúde e demais equipamentos da rede de proteção;
  • Escuta qualificada com avaliação de risco;
  • Atendimento clínico multiprofissional;
  • Atendimento psicossocial;
  • Avaliação integral das condições gerais de saúde;
  • Intervenção pela equipe multiprofissional de acordo com a avaliação realizada e necessidades identificadas em cada ciclo de vida;
  • Atendimento em grupo para crianças, adolescentes e mulheres;
  • Orientação sócio familiar;
  • Orientações e encaminhamentos para a rede de serviços de saúde e proteção;
  • Notificação dos casos à Vigilância Epidemiológica;
    Busca ativa dos casos acompanhados pelo serviço e/ou daqueles que forem encaminhados pelos demais pontos de atenção;
  • Estímulo ao convívio familiar e social;
  • Prescrição e administração de profilaxia pós-exposição sexual (PEP);
  • Realização de testes rápidos IST, HIV, Hepatites eBHCG.

Onde fica

Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefones: (27)3332-3290 e (27) 981070192
E-mail: casarosaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 07 às 17 horas

Última atualização pela SEMUS em 24/04/2024, às 17h58

Voltar ao topo da página