Parques
Parques abertos à população são opção de lazer para crianças e adultos em Vitória. O mais antigo deles é o centenário Parque Moscoso, um ótimo espaço para adultos e crianças. O mais novo é a Chácara Paraíso, no Barro Vermelho, inaugurado em junho de 2013, com pistas de caminhada, bicicletários, playground e estacionamento.
Atlântica Parque
Localizado na Praia de Camburi, na altura do bairro Jardim Camburi, o Atlântica Parque é uma opção de lazer ao ar livre para toda a família e para quem gosta de praticar esportes. São 19.000,00 m² com bicicletários, campo de futebol de grama sintética, pista de bicicross, pista de skate, playgrounds, pracão, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, pergolados, banheiros públicos, jardins e bancos.
No Parque são realizadas atividades sociais, educativas, culturais, esportivas e de lazer com a população. O parque não dispõe de cercamento, portanto, o horário é de livre acesso. Acessível a pessoas com dificuldades de locomoção.
O projeto de implantação do Parque faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi que estão sendo realizadas pela Vale, através de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.
Onde fica
Avenida Dante Michelini, Jardim Camburi - Ver no mapaÚltima atualização pela SEMMAM em 30/07/2024, às 16h32
Centro de visitação TAMAR Vitória
Por meio da Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, desde novembro de 2012 a Fundação Projeto Tamar e a Prefeitura Municipal de Vitória proporcionam atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos no Centro de Visitantes em Vitória. Tais atividades se baseiam em um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.
Neste local, existem três tanques com indivíduos de tartarugas marinhas em diferentes estágios de vida, de filhotes à adultos, abarcando quatro espécies:
- Tartaruga verde (Chelonia mydas);
- Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta);
- Tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea);
- Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).
Um destes tanques denomina-se "Tanque Ninho", uma maquete esquemática contendo filhotes de tartarugas marinhas que reproduz o desafio à sobrevivência destes pequenos animais já durante seus primeiros anos de vida.
Já no "Tanque Ilha", o maior dos tanques deste Centro de Visitantes, há indivíduos sub-adultos e adultos de tartarugas marinhas e este possibilita uma maior interatividade entre os animais e os visitantes, já que conta com uma cápsula em que o visitante se vê no interior do tanque e com visores subaquáticos que possibilitam observar o mergulho e natação submersa dos animais.
Por fim, ainda há o "Tanque Barco", habitado por indivíduos juvenis de tartarugas marinhas, evidenciando uma das principais ameaças à sobrevivência destes animais: a captura incidental em diversas pescarias.
Neste Centro de Visitantes há, ainda, um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, um museu contendo carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas, uma cantina, um parquinho infantil e um incrível mirante com vista panorâmica aos principais pontos turísticos da Grande Vitória: a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno, sendo um espaço ideal para a realização de belíssimas fotografias.
Por fim, a presença de uma loja do Projeto Tamar no interior do Centro de Visitantes possibilita que o público contribua com as ações de conservação das tartarugas marinhas ao levarem consigo itens de qualidade confeccionados com responsabilidade social e muito amor à causa.
Como funciona
Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da PMV possuem gratuidade ao acesso.
Para os outros visitantes, a entrada é:
- R$ 26,00 (inteira);
- R$ 13,00 (meia entrada).
Horário de funcionamento:
De quarta a domingo e feriados, das 10 às 17 horas.
Informações: (27) 3225-3787 e tamarvitoria@tamar.org.br.
Última atualização pela CDTIV em 06/06/2024, às 19h01
Parque Baía Noroeste
O Parque Municipal da Baía Noroeste, que oficialmente se chama Dom Luiz Fernandes Gonzaga, foi implantado pelo decreto 10.179 em 1º de junho de 1998, e tem uma área de 638.858.90 m². O local é cercado por um manguezal e, dessa forma, protege a fauna e a flora do ecossistema, principalmente pelas ações da Educação Ambiental desenvolvidas.
No parque, há um campo de futebol, um campo de bocha e uma quadra poliesportiva. Para quem gosta é possível fazer pequenas trilhas e caminhadas. O parque conta, ainda, com uma sede administrativa, guarita de acesso e sanitários.
O funcionamento é de terça a domingo, das 6 às 17 horas.
Onde fica
Possui áreas nos bairros São Pedro, Santo André, Nova Palestina e Resistência - Ver no mapa.
O acesso é pela rua da Coragem, em Resistência.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h48
Parque Barão de Monjardim
Com acessos pelos bairros Santa Cecília, Lourdes e Santos Dumont, o Parque Municipal Barão de Monjardim conta com campo de futebol de grama sintética, playground, Academia Popular para a Pessoa Idosa, banheiros públicos, vestiário, jardins e bancos. Boa parte do parque conta com árvores que foram introduzidas durante processo de reflorestamento, possui 79.711,19 m² de extensão.
Além de aliar lazer, esporte e consciência ambiental, o Parque Barão de Monjardim conserva variadas espécies nativas da Mata Atlântica. Um de seus maiores atrativos é a vista para a Pedra dos Olhos, um dos pontos culminantes da capital, com seus 296 m de altitude.
Onde fica
Acessos:
- Rua Engenheiro Alencar Araripe, s/nº (Santa Cecília);
- Rua Flávio Abaurre (Bairro de Lourdes)
- Rua José Francisco Bertholdo (Bairro Santos Dumont) - Ver no mapa
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 12/01/2022, às 18h22
Parque Barreiros
A denominação de Barreiros se deve à antiga fazenda que ocupava áreas dos atuais bairros de Joana D'Arc e São Cristóvão. A fazenda foi extinta, mas a palavra Barreiros ficou e, até o final dos anos 60, designava a área que equivale a esses bairros. Hoje, identifica o parque, inaugurado em junho de 1998, e localizado em parte das terras que pertenceram à antiga propriedade rural.
O Parque Municipal de Barreiros surgiu a partir de um antigo sítio onde se desenvolvia a fruticultura. Mangueiras, cajueiros, jaqueiras, abiuzeiros, ingazeiros, jamelões e abricoteiros se espalham, compondo a região mais plana, entre muitas outras espécies de porte menor. Uma nascente dá origem ao córrego que atravessa o parque em sua parte lateral.
Aves, répteis e peixes podem ser vistos no local, que possui área superior a 46 mil metros quadrados. Lá, existe também um Centro de Educação Ambiental (CEA) e uma Academia Popular da Pessoa Idosa.
Onde fica
Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão - Ver no mapa.Telefone: (27) 3382-6598 e 3345-1332.
Horário de funcionamento:
Todos os dias das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manuteçao.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h22
Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país.
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza.
Mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas.
O visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.
O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. O único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade também está instalado neste parque. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies.
Mensalmente, é ofertado aos visitantes uma programação diversificada que busca atingir todos os públicos, baseada nos pilares da Cultura, Educação, Saúde e Entretenimento.
Onde fica
Av. dos Expedicionários - Jardim Camburi, Vitória - ESTelefone: (27) 3333-6200 - informações e agendamentos.
Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira das 6 às 16 horas.
Fechado nos sábados e domingos.
Trilhas (Durante a semana) - 9h, 10h, 14h e 15h.
Trilhas (Finais de semana e feriados) - 10h, 11h, 14h e 15h.
Importante saber:
- Nas trilhas ecológicas, o visitante deve estar de tênis.
- Menores de 16 anos devem estar acompanhadas com os responsáveis para fazer a caminhada nas trilhas.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h22
Parque Cultural Reserva Vitória
O espaço possui equipamentos de lazer e obras de arte, em área de 16 mil m², na Enseada do Suá, de frente para o mar. O Parque Cultural Reserva Vitória foi totalmente construído pela iniciativa privada, como compensação ambiental firmada pela Prefeitura de Vitória, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semmam), Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e a Nova Cidade Empreendimentos.
O parque possui ruas de pedestres, paisagismo com centenas de árvores, espécies diferentes de plantas e um espelho d'água de 40 m². O espaço possibilita a prática de atividades ao ar livre, possui parquinho e academia de ginástica para a terceira idade.
O diferencial, no entanto, são as esculturas gigantes, que convidam os visitantes a interagirem com elas e com toda a beleza do local. As obras de arte contemporânea são dos artistas plásticos capixabas Sandro Novaes e Vilar, José Spaniol, Adrianna Eu, Thainan Castro, Antônio Bokel e José Bechara.
O parque é um projeto de Diocélio Grasselli com o escritório de paisagismo de Burle Marx.
Onde fica
O local é aberto e fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi - Ver no mapa
Última atualização pela SEMMAM em 19/06/2024, às 14h23
Parque da Fonte Grande
O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado no "coração" do Maciço Central de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.
Em seu terreno de 218 hectares, o que equivale a uma área de cerca de 218 campos de futebol, altamente acidentado com vales e pontões, declividades acentuadas, de clima quente e sujeito a muitas chuvas ao longo do ano, conserva cobertura vegetal com predomínio de floresta secundária de Mata Atlântica em vários estágios sucessionais, representantes da floresta original com árvores centenárias, vegetação rupestre, encontrada nos afloramentos rochosos, e uma fauna variada, composta de répteis, anfíbios, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.
Recebe a influência direta das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico, a cerca de 1.000 metros de distância, que trazem umidade às encostas que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Maciço Central de Vitória, na qual o Parque da Fonte está inserido, o que permite a formação das seis nascentes que existem no parque: Campinho, Mangueiras, Cazuza, Bambuzal, Ganda e D. Jandira.
Novos Mirantes do Fonte Grande
Entre as funções que um parque natural no meio urbano pode possibilitar aos cidadãos, estão os momentos de bem-estar gerados pela contemplação da paisagem em contato com a natureza. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou a construção dos mirantes Mochuara, com 500 m², Sumaré, com 80 m² e Recanto da Floresta, com 175 m², com amplo espaço e segurança para os visitantes.
Esses novos três mirantes, somado ao Mirante da Cidade, com 60 m², estão situados em local de grande beleza cênica e paisagística do Parque, permitindo a contemplação da Mata Atlântica e a baía de Vitória, dentre outros pontos paisagísticos, históricos e culturais da cidade de Vitória e de municípios vizinhos, como Cariacica, Serra e Vila Velha.
História de formação do Parque
A origem e a criação do Parque foram efetivadas por meio da Lei estadual nº 3.875, de 31 de julho de 1986, publicada em 07 de agosto de 1986. Sua área pertence ao Governo do Estado do Espírito Santo, mas é administrada pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio de um convênio firmado em 1992.
O Parque foi criado um ano após a tragédia na comunidade Morro do Macaco, ocorrido em janeiro de 1985, quando 40 pessoas tiveram suas vidas ceifadas em decorrência do deslizamento de um grande bloco de rocha de mais de 150 toneladas, ocasionado pelas intensas chuvas e tendo como agravante o fato dos desmatamentos das encostas no local próximo ao bairro Tabuazeiro.
Um dos objetivos da criação do Parque é impedir a ocupação, proteger a floresta e estabilizar as encostas do Maciço Central de Vitória, a fim de se evitar a ocorrência de tragédias.
Desde então, a Prefeitura de Vitória tem obtido sucesso em cumprir essa missão com o desenvolvimento de diversas ações de planejamento, reflorestamento, fiscalização e Educação Ambiental, para garantir a proteção da floresta, o que impede a ocorrência de tragédias como a do Morro do Macaco e ainda proporciona qualidade de vida na cidade.
O Centro de Educação Ambiental Parque da Fonte Grande - (GEA/PFG)
O Plano de Manejo do Parque da Fonte Grande prevê, em seu Programa Uso Público - Subprograma de Educação Ambiental, "estimular o uso do Parque e dos seus recursos pela rede escolar, organizações civis e instituições governamentais"; dentre as atividades: promover visitas especiais ao Parque, de grupos de escolas e outros segmentos ou grupos interessados".
O Centro de Educação Ambiental é um equipamento público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da qual a Gerência de Educação Ambiental, com sua equipe técnica, realiza atividades, projetos e ações educativas com visitantes, escolas e comunidades do entorno do Parque da Fonte Grande, cuja a temática principal é a Mata Atlântica.
Ele está localizado próximo do ponto culminante da Ilha de Vitória, que é de 308,8 metros de altitude e do início do percurso de suas trilhas dentro da Mata Atlântica de Encosta, que fazem parte do Programa de Interpretação Ambiental, tendo como atrativo, além da biodiversidade, 05 mirantes que permitem explorar a paisagem em 360º, proporcionando ao visitante uma contemplação da vista panorâmica da planície litorânea e das serras capixabas com seus rios que deságuam na Baía de Vitória.
O Centro desenvolve o projeto Trilhas Interpretativas, atendendo, em média, 600 visitantes/mês do município de Vitória, Região Metropolitana e interior do estado, sendo escolas de educação infantil, ensino fundamental, Programa de Tempo Integral, escolas de ensino médio, faculdades, grupos organizados, comunidade do entorno e turistas.
A interpretação ambiental do CEA busca utilizar de forma didática os espaços do Parque, possibilitando aos participantes vivências e experiências que contribuam no desenvolvimento de percepções ambientais, saberes e fazeres que apontem para a construção de sociedades sustentáveis.
A abordagem é feita com a atividade de trilha interpretativa, sensitiva e dialogada, realizada durante o percurso das trilhas, buscando apresentar os espaços e pontos de interpretação existentes no Parque para promover a interação sociedade/natureza. Ao longo das atividades, os visitantes são instigados para questões ambientais, sendo convidados a refletir sobre a importância do Parque como espaço educador e do protagonismo de todos na construção de uma sociedade sustentável. Na Trilha da Pedra da Batata, é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica e as funções socioambientais que a floresta oferece destacando a proteção das encostas do Maciço Central de Vitória.
No Mirante do Sumaré a Interpretação da Paisagem destaca a ocupação do território e a foz dos rios Bubu, Itanguá, Marinho e Jucu.
Já na trilha do Caracol é possível conhecer uma das nascentes do Córrego Fradinhos e no Mirante da Cidade o destaque fica para a foz dos Rios: Santa Maria da Vitória, Aribiri e as comunidades abaixo da Floresta nas encostas do Maciço Central de Vitória.
Além das atividades realizadas no parque, a equipe técnica do Centro também desenvolve atividade junto às escolas e comunidades do entorno, estabelecendo processos educativos que dialogam com os contextos socioambientais mais pertinentes a cada realidade, tendo a Mata Atlântica como inspiração.
Conheça alguns exemplares da Fauna e Flora do Parque
Por conta da pandemia da Covid, são necessários os seguintes cuidados no acesso ao Parque:
- Uso de máscara durante todo o período de permanência no parque;
- Uso de recipientes de água individual;
- Manter 1,5 metro de distância em relação aos demais visitantes e funcionários;
- Não visitar o parque em casos de sintomas de gripe ou de contato com pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 até que se encerre o período de quarentena;
- Dispor de álcool para a higienização das mãos;
- Evitar aglomerações nos bebedouros e sanitários.
Os agendamentos de escolas e grupos organizados, respeitados os critérios colocados pelas autoridades sanitárias quando do retorno seguro a essas atividades, poderão ser feitos junto ao Centro de Educação Ambiental do CEA PFG, pelo telefone (27) 3382-6576, na primeira semana de cada mês, quando é aberta a agenda do mês seguinte.
Onde fica
Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória - Ver no mapa.Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576.
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutençao.
O Parque conta com infraestrutura, segurança 24 horas e estacionamento para atender os visitantes. O acesso é realizado pela guarita Tião Sá, através da Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, por carros particulares ou a pé, e pela guarita de Fradinhos, com acesso pela rua João Ferreira de Souza.
O acesso aos mirantes inicia-se às 8h e encerra às 16h40
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h28
Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes
Localizado no bairro Redenção, o parque foi criado com o objetivo de proteger o manguezal da Baía de Vitória e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, turismo e lazer em contato com a natureza. O parque conta com áreas de lazer, academia popular e áreas esportivas.
Horário de Funcionamento:Aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção
Última atualização pela SEMMAM em 19/06/2024, às 14h23
Parque Gruta da Onça
Com área de quase 69.000 m², o Parque Municipal Gruta da Onça é ideal para trilhas entre nascentes e riachos, cercados de exuberante vegetação de Mata Atlântica.
Na entrada, uma grande onça de concreto protege uma nascente. Escadarias e caminhos íngremes levam a um belo passeio.
O parque foi criado em 1988 e reinaugurado em 1996. Nele, as pessoas caminham ao som do canto dos pássaros, em companhia de mamíferos, como coelhos e macacos, e de répteis, a exemplo dos calangos e lagartos.
Uma parada obrigatória é o Mirante da Pedra da Raposa. Ele oferece visões inesquecíveis da baía, do penedo e do porto, revelando algumas das mais belas paisagens de Vitória.
Além de contar com um Centro de Educação Ambiental (CEA), o visitante pode ainda contratar os serviços dos condutores em ecoturismo, que desenvolvem atividades de condução de visitantes das 8 horas às 16h30, de terça-feira a domingo, na trilha Poço dos Escravos - valor de R$ 10,00 por pessoa.
Onde fica
Os visitantes chegam ao Parque Municipal Gruta da Onça pela rua Barão de Monjardim, que fica próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória - Ver no mapa.
Telefones:
- Agendamento para visita monitorada - (27) 3132-1712
- Administração - (27) 3132-7290
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h28
Parque Horto de Maruípe
O Parque Municipal Horto de Maruípe é um belo cenário, recoberto pelo verde e colorido pelas flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. Aves e peixes ajudam a entreter quem transita por ali, reforçando, ao mesmo tempo, a proximidade dos visitantes com a natureza.
O parque, que se estende por cerca de 50.000 m², é uma das áreas verdes mais antigas da capital. Destaca-se o corredor formado pelas palmeiras imperiais. O local foi inaugurado em outubro de 1995 e é adequado para caminhadas, além de possuir quadra de futsal e de futebol de areia, uma Academia Popular e uma Academia Popular da Pessoa Idosa. O Horto de Maruípe possui sinal de internet livre do Vitória Online.
Onde fica
Avenida Maruípe, Maruípe - Ver no mapa.Telefone: (27) 3382-6593
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22h.
Fechado nas segundas entre 9 às 17 horas para manutenção
Última atualização pela SEMMAM em 06/06/2024, às 19h52
Parque Mangue Seco
O Parque Municipal Mangue Seco possui uma área de 20.052,28 m², com topografia acidentada e com relevo ondulado, incluindo-se afloramentos rochosos, característicos de Vitória. A vegetação é composta por árvores frutíferas, como jaqueiras, mangueiras e pitangueiras. Além disso, o parque dispõe de campo de futebol de areia, campo de voleibol de areia e playground.
A denominação Mangue Seco tem origem nas margens degradadas e assoreadas do canal da passagem, devido às invasões desordenadas, com a construção de palafitas e remoção da vegetação a partir da década de 80.
Criado pelo Decreto Municipal 11.881, de 11 de março de 2004, o parque originou-se de uma antiga chácara. Nos anos 50, a área foi cedida por meio de regime de comodato ao Liceu Ateneu Cachoeirense, para a implantação de uma escola da Campanha Nacional do Ensino Gratuito (CNEG).
Mas, a partir dos anos 80, a escola foi praticamente desativada, dando início, então, a frequentes ações degradadoras como invasões nos pontos extremos da propriedade, queimadas da vegetação, lançamento de lixo sobre o solo, corte de rochas, entre outras, principalmente, junto ao bairro Santa Martha e aos manguezais do canal da passagem.
Com a retirada dos invasores, o Governo do Estado retomou a posse da área e a cedeu ao município para que desenvolvesse projetos sociais, dentro de um planejamento urbanístico, com instalação de equipamentos que viessem atender à comunidade local.
Onde fica
Acessos:
- Rua Laury Tavares, Integração;
- Rua Benedito Muniz, Santa Martha - Ver no mapa
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção
Última atualização pela SEMMAM em 09/08/2024, às 17h11
Parque Moscoso
O Parque Moscoso, um oásis de tranquilidade no coração da cidade, é um dos tesouros mais antigos e apreciados de Vitória. Inaugurado em 1912, este espaço verdejante, com seus aproximadamente 24.000 metros quadrados, oferece uma pausa bem-vinda da agitação do centro da metrópole.
Seu lago serpenteante, adornado por ilhas pitorescas e pontes de concreto que imitam a textura de troncos, é lar de peixes e um convite para momentos de contemplação. Além disso, suas alamedas arborizadas, repletas de árvores típicas da Mata Atlântica, proporcionam uma atmosfera refrescante e revigorante para quem busca fugir do calor urbano.
Um destaque especial do Parque Moscoso é a Concha Acústica, um palco histórico que tem sido cenário de inúmeros espetáculos ao longo dos anos. Tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura, esta estrutura única é um verdadeiro privilégio para a cidade de Vitória, agregando ainda mais charme e valor ao parque.
Em 2012, o parque comemorou seu centenário com uma série de melhorias e restaurações significativas. A restauração da Concha Acústica, a revisão das instalações elétricas, a recuperação dos bancos, muros e calçadas externas, assim como a reforma do lago principal, foram realizadas para garantir que este espaço histórico continue a encantar visitantes por muitos anos.
Além disso, novos projetos de paisagismo e a instalação de placas de sinalização enriquecem a experiência dos visitantes, permitindo que conheçam um pouco mais da rica história e beleza natural do Parque Moscoso.
Onde fica
Avenida República, Centro - Ver no mapa.Telefones: (27) 3381-6819/3382-6568
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17 horas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 29/05/2024, às 17h47
Parque Padre Alfonso Pastore - Mata da Praia
Nos arredores da Praia de Camburi, fica o Parque Municipal Padre Alfonso Pastore. Constituído em 1997. Pela soma dos territórios de cinco praças, abrange uma área superior a 44.000 m², onde predomina uma cobertura vegetal remanescente da Mata de Restinga.
É um ambiente propício para contemplar a natureza original da região e observar as aves silvestres. Pelas vias que atravessam a Mata de Restinga, as pessoas podem fazer relaxantes caminhadas.
A mancha verde se destaca em meio ao imenso mosaico marrom composto pelos telhados coloniais das casas do bairro Mata da Praia. O parque tem equipamentos de lazer, como quadra poliesportiva, campos de futebol soçaite e de areia, playground, bocha.
Onde fica
Entre as Avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira - Ver no mapa.Telefone: 3382-6539
Última atualização pela SEMMAM em 12/01/2022, às 17h37
Parque Pedra da Cebola
O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Com área superior a 100.000 m², o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.
O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana é utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.
O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). A área também possui o sinal de internet livre do Vitória Onlne.
Onde fica
Entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari - Ver no mapa.Telefones: (27) 3327-4353
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5h às 22 horas.
Fechado nas segundas entre 9 e 17h para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h44
Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso)
Inaugurado em junho de 2013, o parque tem pistas de caminhada e módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE)com aulas de alongamento e ginástica e avaliações físicas individuais. Também conta com guaritas de segurança, vigilância patrimonial, bicicletários, banheiro público com acessibilidade, iluminação de LED, bancos, decks, estacionamento para nove veículos e playground.
Cem mudas de árvores foram plantadas no local, entre elas palmeiras jerivás, paus-ferro, cerejeiras, flamboyants, amoras roxas, araçaúnas, jambos, cajueiros, patas de elefante, além de outras plantas.
O local é identificado como espaço territorial especial protegido, conforme Lei municipal 4.438/97, e não pode ser reduzido, parcelado ou destinado a outro fim.
Onde fica
Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho. Ver no mapa.Telefone: (27) 3315-2754
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias, das 5 às 22 horas.
Fechado nas segundas para manutenção das 9 às 17 horas.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h25
Parque Tabuazeiro
Encravado nos contrafortes do Maciço Central de Vitória, o Parque Municipal de Tabuazeiro foi implantado em uma área remanescente de um sítio agrícola.
No local, são encontradas inúmeras árvores frutíferas, como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras e a árvore mais significativa, o secular cajá-mirim, conhecido também como tabuazeiro, que originou o nome do parque, inaugurado em setembro de 1996.
Nesse ambiente que remete à tranquilidade do interior, espécies remanescentes de Mata Atlântica reforçam as belezas da paisagem verdejante. Duas nascentes formam um lago e o córrego que corta a área baixa do parque. Répteis, mamíferos e aves desfilam pelo território, de mais de 50.000 m².
Trilhas íngremes levam a pontos privilegiados para a observação da região.
Para completar a diversão, há campo de futebol soçaite, quadra poliesportiva e playground.
Além disso, o parque conta com viveiro de plantas medicinais e faz distribuição de maços e mudas para a comunidade e instituições interessadas. A distribuição é realizada após preenchimento e assinatura de termo de responsabilidade, e está limitada a quatro maços e três mudas ao mês por pessoa ou instituição.
Como chegar
Chega-se ao parque pela rua Santos Dumont, no bairro Tabuazeiro. O parque fica na esquina com a rua Jácomo Forza - Ver no mapa
Telefone: (27) 3132-7291 (administração).
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 21/01/2022, às 16h48
Parque Vale do Mulembá
O Parque Natural Vale do Mulembá, com acesso principal pelo bairro Joana D'Arc, tem
aproximadamente, 142 hectares de área. Constitui uma importante área de preservação de Mata Atlântica, com fauna silvestre, nascentes e cursos d´água que podem ser observadas durante caminhadas nas trilhas.
Aberto de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 19/06/2024, às 14h32
Parque Von Schilgen
O Parque Natural Municipal Von Schilgen tem um local privilegiado, em pleno coração da Praia do Canto, no Morro do Gajuru. O local conta com uma área de 71.259,27 m² e um perímetro de 1.503,63 m. O espaço é perfeito para meditação e caminhadas.
O parque conta com lindas paisagens, trilhas para caminhadas e contempla inúmeras espécies de árvores e refúgio de aves silvestres. A chácara na qual o parque foi instalado possui duas residências da família de Nicolau Von Schilgen, uma delas do começo do século XX. Uma das residências é hoje sede administrativa, que conta também com um pequeno auditório.
A altitude até o topo do morro é de 65 m. A vegetação nativa e do entorno desempenha importante papel no clima, na ecologia e no paisagismo para os moradores da Praia do Canto. O parque é aberto a visitação e trilhas.
Onde fica
Avenida Saturnino de Brito, 595, Praia do Canto - Ver no mapaTelefone: (27) 3235-9862.
Horário de funcionamento:
De terça a domingo das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 21/01/2022, às 16h48
Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Fazendinha)
No extremo norte da capital, entre a rodovia Norte-Sul e os bairros Jardim Camburi e de Fátima, na Serra, fica o Parque Municipal da Fazendinha, um lugar perfeito para repousar à sombra de árvores frutíferas, como mangueiras, cajueiros, jambeiros e laranjeiras, e de exemplares de Mata Atlântica introduzidos naquele ambiente.
Inaugurado em junho de 2004, o parque possui quase 23.000 m² e serve de moradia para aves, mamíferos e peixes. A região central é ocupada por uma nascente e um grande lago. Na parte mais elevada, existe um platô, que serve de mirante natural.
A Fazendinha é um espaço interessante para a criançada se divertir observando a natureza.
Onde fica
Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi - Ver no mapa.Telefone: (27) 3237-2405
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30.
Fechado nas segundas para manutenção.
Última atualização pela SEMMAM em 13/06/2024, às 19h27