Patrimônios contemporâneos
Construções como a Ponte da Passagem e o Monumento ao Imigrante se destacam na cidade e carregam um traçado arrojado, próprio da arquitetura contemporânea. Essas construções ajudam a contar a história da cidade de Vitória.
Ponte da Passagem impressiona pelo design
A Ponte Carlos Lindenberg ou Ponte da Passagem, inaugurada em 2009 e desenhada pelo engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer, alia o designer moderno e arrojado com a melhoria do trânsito com destino a parte continental de Vitória e município da Serra. Ela é considerada um cartão postal da capital e verdadeiro marco do desenvolvimento da cidade.
A curvatura da ponte, que leva o nome do ex-governador Carlos Lindenberg, dá singularidade à obra. Imponente nos seus 55 m de altura, o que equivale a um prédio de oito andares, a nova ponte tem 270 m de extensão, com 22,2 m de largura. Os 32 cabos de aço, produto símbolo da produção e da exportação do estado, sustentam dois tabuleiros suspensos a oito metros do espelho d'água para viabilizar, no futuro, a passagem de embarcações pelo canal.
Ao lado da ponte se encontra a Passarela Maurício de Oliveira. O espaço que é destinado para pedestres e ciclistas atravessarem o Canal de Camburi, tem 134 m de comprimento por 6 m de largura. Com um design inovador, a nova passarela foi pensada arquitetonicamente para compor a paisagem do canal, em sintonia com a ponte.
O equilíbrio entre as paisagens natural e urbana encanta pedestres e ciclistas que fazem a travessia segura no Canal de Camburi. Enquanto elemento de ligação e de comunicação, o complexo ponte-passarela se tornou escultura urbana que ultrapassa a funcionalidade básica de proporcionar a mobilidade. Ele já foi incorporado à cultura urbana da Grande Vitória.
Veja a galeria de fotos em homenagem aos três anos da nova Ponte da Passagem
Onde fica
Une as avenidas Fernando Ferrari e Nossa Senhora da Penha, ligando a ilha de Vitória à parte continental - Ver no mapa
Última atualização pela SEMC em 02/08/2024, às 18h48
Monumento ao Imigrante
Inaugurada em junho de 2000, a obra arquitetônica de autoria de Sheila Basílio foi erguida na Praça José Neffa. Representa a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos em granito verde, com 30 m de altura, representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.
À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.
Essa construção pode ser vista à distância e a partir de diversas perspectivas. Sua forma verticalizada transformou o monumento num marco urbano de Vitória.
Onde fica
Av. Américo Buaiz, Enseada do Suá, Praça José Neffa - Ver no Mapa
Última atualização pela SEMC em 06/06/2024, às 19h32
Praça do Papa
Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.
Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 m², com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.
Não deixe de ver
- Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.
- Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.
Onde fica
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n - Ver no mapa.Última atualização pela SEDEC em 12/08/2024, às 19h30
Praça dos Desejos
Localizada próximo à Praça dos Namorados, a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Em 2013, a área ganhou um novo projeto de paisagismo e 960 m² de grama esmeralda. O espaço também ganhou uma nova área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido.
Onde fica
Avenida Saturnino de Brito, s/n, Enseada do Suá - Ver no mapa.Última atualização pela SEDEC em 29/07/2024, às 14h57
Praça dos Namorados
Na região entre os bairros Praia do Canto e Enseada do Suá, está uma das áreas de lazer mais movimentadas de Vitória. Diariamente, a Praça dos Namorados, localizada em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes e apreciar a bela vista.
Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 194 expositores, sendo 145 de artesanato e brinquedos de diversão e 49 na área de alimentação.
Onde fica
Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto - Ver no mapa.Última atualização pela SEDEC em 12/08/2024, às 19h36