Imprensa
Expectativa para conhecer a grande campeã do Carnaval de Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi


A segunda-feira (24) chegou cheia de expectativa para os amantes do Carnaval que, nos últimos três dias, prestigiaram os desfiles das escolas de samba da Grande Vitória, no sambódromo capixaba, o Sambão do Povo, situado no bairro Mário Cypreste. O coração de todos está batendo mais forte, mas vai ter de esperar até esta terça-feira (25) para saber o nome da grande campeã. O resultado oficial será apurado a partir das 15 horas, no Álvares Cabral, em Bento Ferreira.
Unidos de Jucutuquara, Piedade, Boa Vista, Pega no Samba e Mocidade Unida da Glória (MUG) desfilaram pelo Grupo Especial A e brigam pelo título. De acordo com o regulamento, a escola campeã do Grupo de Acesso sobe para o Grupo B. A campeã do Grupo B, por sua vez, sobe para o Grupo A. Já a menos pontuada do Grupo A desce para o Grupo B, assim como a menos pontuada deste grupo desce para o Grupo de Acesso.
A comissão julgadora foi formada por 40 integrantes, todos de fora do Espírito Santo. Foram avaliados 10 quesitos: comissão de frente, harmonia, evolução, conjunto, bateria, alegorias e adereços, fantasias, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo e enredo.
Desfiles
A alegria dominou em todos os sentidos. Nas arquibancadas lotadas, nos 40 camarotes e nas 221 mesas de pista. Na quinta-feira (20), as três escolas do Grupo de Acesso e a agremiação convidada, Chega Mais, deram início à folia. Chegou o Que Faltava, Rosas de Ouro e Tradição Serrana estão na disputa por uma vaga no Grupo B.
Já na sexta-feira (21), foi a vez de cinco escolas disputarem o acesso ao Grupo Especial A. Desfilaram Barreiros, Andaraí, Imperatriz do Forte, São Torquato e Novo Império.
No sábado (22), foi a vez das escolas do Grupo Especial A. O defile foi aberto em grande estilo pela Unidos de Jucutuquara, seguida da Piedade, Boa Vista, Pega no Samba e MUG, que é a campeã de 2013. Todas exibiram muito brilho, luxo, glamour e alegria na avenida.


Transmissão
A festa popular em Vitória foi transmitida ao vivo pela TV Bandeirantes e foi exibida para todo o Brasil e para mais de 30 países. A cobertura dos desfiles contou com o trabalho de 557 profissionais de imprensa credenciados pela Prefeitura de Vitória, sendo 11 de outros estados.
Turistas
Turistas de todo o Brasil e estrangeiros também buscaram alegria e descontração no evento, entre eles integrantes das delegações de futebol de Camarões e da Austrália, que estavam em Vitória para fazer os ajustes da estadia em solo capixaba durante a Copa do Mundo.
Artistas de renome nacional, como Ariane Steinkopf, Cris Vianna, Andressa Suita e Tato (vocalista da banda Falamansa), e destaques de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo também marcaram presença nos camarotes, levando mais beleza e destaque para o Carnaval de Vitória.
Além disso, 12 adolescentes da Europa, América Latina e Ásia estiveram entre os milhares de foliões que atravessaram a avenida do samba. Eles desfilaram pela escola Unidos da Piedade e tinham entre 16 e 18 anos. Estão morando em várias cidades do Estado, por meio de um intercâmbio cultural, e foram conhecer o samba brasileiro nos festejos de Momo.
Um grupo de 50 turistas estrangeiros que participava da Feira Internacional do Mármore e Granito, realizada na semana passada na Serra, também prestigiou a alegria do Carnaval de Vitória.
Ingressos
Para os desfiles de 2015, todos os ingressos de arquibancada, camarotes e mesas de pista serão vendidos pela internet.
Matérias relacionadas
Garis retiram 13 toneladas de resíduos nos desfiles do Carnaval de Vitória
Guarda Municipal registrou apenas um caso de violência durante os desfiles
Mais de 70 atendimentos e distribuição de 40 mil materiais contra DST no Sambão

