Vitória alcançou uma das maiores reduções nos índices de homicídios da sua história recente. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registrados 27 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 50. A queda representa uma redução de 46%, reforçando o compromisso da capital com a preservação da vida e a segurança da população.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, o resultado é fruto direto da integração entre as forças de segurança e do investimento constante em inteligência, tecnologia e capacitação do efetivo da Guarda de Vitória.
"Vitória vive um momento histórico. Essa redução não é obra do acaso, mas sim de uma estratégia que une a atuação da Guarda de Vitória com as polícias Civil e Militar, além do suporte de ferramentas tecnológicas e do planejamento em conjunto. O grande diferencial tem sido a cooperação entre as instituições", destacou Boni.
Além da ação integrada, a Prefeitura de Vitória tem fortalecido políticas públicas de prevenção, com foco em educação, assistência social e oportunidades para a juventude.
"Segurança não se faz apenas com viaturas nas ruas, mas também com ações que garantem cidadania e inclusão. Os números colocam Vitória em evidência no cenário nacional, consolidando a cidade como referência em gestão da segurança urbana e preservação da vida", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Estruturação
Desde o início da gestão, a Guarda de Vitória passa por uma reestruturação que apresenta muitos resultados positivos. Atualmente, a Central de Monitoramento da Guarda de Vitória conta com 1.148 câmeras.
Além disso, foram adquiridos drones, softwares de inteligência artificial, armamentos modernos e novas viaturas, incluindo veículos blindados.A criação da Gerência de Inteligência dentro da própria Guarda de Vitória possibilita levantamentos que servem de subsídio para a atuação de outras forças de segurança e operações preventivas de grande impacto.
Outro fator essencial para este avanço foi a valorização do efetivo da Guarda de Vitória. Com reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho, os profissionais passaram a atuar com ainda mais preparo e motivação.
Bases operacionais foram reformadas e a estrutura da corporação ampliada, com previsão de 100 novos guardas municipais até o final do ano.
A Prefeitura de Vitória vem ampliando as ações para repressão crimes, além de reforçar os pontos de patrulhamento tático em locais de maior incidência, com apoio do sistema de monitoramento urbano e da Guarda de Vitória.