A substituição de cabos de cobre convencionais por cabos bimetálicos da rede semafórica da cidade faz parte de um conjunto de ações de combate ao furto de cabos.
A Prefeitura de Vitória iniciou, neste sábado (7), a substituição de cabos de cobre convencionais por cabos bimetálicos da rede semafórica da cidade. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao combate ao furto de cabos, problema que tem gerado prejuízos operacionais e impactos diretos na segurança do trânsito.
Os novos cabos possuem uma estrutura composta por alma interna de aço revestida por cobre. Essa característica torna o material mais rígido e sem valor comercial para revenda, reduzindo significativamente o interesse de furtos.
A definição dos pontos onde ocorrerá a substituição foi baseada em análise de dados que identificou os locais com maior incidência desse tipo de crime. A primeira região contemplada é a da Reta da Penha, uma das áreas com registros recorrentes de furtos.
Foto Divulgação
Além da troca dos cabos, o município tambémpromove a modernização de equipamentos semafóricos. Os novos dispositivos passaram a ser fabricados em policarbonato, substituindo o modelo anterior.
De acordo com a administração municipal, a adoção da tecnologia deve contribuir para a diminuição das ocorrências, que frequentemente provocam o apagamento de cruzamentos semafóricos, elevando o risco de acidentes e gerando custos adicionais com reposição e manutenção.
Além da troca dos cabos, o município também vem promovendo a modernização de equipamentos semafóricos. Os novos dispositivos passaram a ser fabricados em policarbonato, substituindo o modelo anterior de alumínio injetado -- material que possuía valor de revenda e era alvo frequente de furtos.
Segundo a prefeitura, a mudança já apresenta resultados positivos, com redução significativa no registro de furtos desses equipamentos e maior segurança para a operação do sistema semafórico da cidade.