Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória apresenta inovações tecnológicas no atendimento à saúde durante o 85º Fonac

Publicada em | Atualizada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

FONAC
Vitória apresenta inovações tecnológicas no atendimento à Saúde
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, ministrou a palestra com o tema "Gestão por dados e evidências na saúde da cidade de Vitória" no 85º Fonac.

A Prefeitura de Vitória apresentou, nesta quinta-feira (27), as principais ações de modernização da rede municipal de saúde durante o 85º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), realizado no Hotel Golden Tulip.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, ministrou a palestra com o tema "Gestão por dados e evidências na saúde da cidade de Vitória", destacando como o uso estratégico da tecnologia tem aprimorado a qualidade do atendimento, ampliado o acesso da população aos serviços e fortalecido a tomada de decisões baseada em evidências.

O Fonac reúne gestores das capitais brasileiras para troca de experiências e discussão de práticas inovadoras em administração pública, fortalecendo a gestão moderna, eficiente e centrada no cidadão.

"Estamos promovendo uma verdadeira transformação na Saúde de Vitória, comprometidos em oferecer um serviço cada vez mais acessível, conectado, moderno e humanizado. Nosso foco é colocar a tecnologia a serviço das pessoas, garantindo decisões mais precisas, atendimentos mais ágeis e uma rede que acompanha o cidadão em todas as fases da vida. Nos últimos anos, ampliamos o acesso a consultas e exames, investimos em ferramentas digitais, qualificamos nossas equipes e estamos construindo equipamentos modernos, como a primeira UPA de Vitória. Cada obra, cada programa e cada inovação tem um propósito muito claro: cuidar das pessoas e aproximar ainda mais os serviços da população", afirmou Magda Lamborghini.

Nos últimos quatro anos, a capital investiu mais de R$ 50 milhões em tecnologia, transformando a forma de cuidar da saúde da população. Entre as iniciativas, estão tablets para agentes comunitários, de vigilância e de endemias, garantindo registros digitais mais rápidos e precisos; drones com visão térmica para identificar focos do Aedes aegypti; acompanhamento em tempo real do serviço de fumacê pela população; criação do Painel de Medicamentos, que permite monitorar os estoques da rede em tempo real; implantação do FacilitaVix, com totens de autoatendimento em todas as unidades de saúde; lançamento do Saúde Tá On, sistema que já realizou mais de 200 mil agendamentos, permitindo que o próprio paciente escolha dias e horários de consultas e exames.

A ampliação do acesso também foi prioridade. Desde 2021, já foram realizados mais de 2 milhões de consultas e exames especializados, incluindo procedimentos de alta complexidade. Esses investimentos diminuíram significativamente o tempo de espera e reduziram filas em áreas como mamografia, oftalmologia, cardiologia e fisioterapia.

O Programa Olhar Vitória é outro destaque. Quando a atual gestão assumiu, mais de 12 mil estudantes aguardavam atendimento em oftalmologia - fila que foi totalmente zerada. Vitória também avança na expansão da rede física de atendimento. Seis Unidades de Saúde passaram a funcionar aos fins de semana e feriados, e as unidades de Jardim Camburi e Maruípe tiveram o horário estendido até as 22h. Estão em andamento as obras das novas Unidades de Saúde de Santo Antônio, Bairro República e Grande Vitória, da duplicação da UBS de Jardim Camburi, do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso e da primeira UPA de Vitória.

Em breve, terão início também as obras da nova sede do Caps Infantil e das UBS Consolação e Forte São João.