Palestra "A importância das políticas públicas para a Primeira Infância e a redução da violência" no auditório da PMV.
Marcos Salles
Palestra "A importância das políticas públicas para a Primeira Infância e a redução da violência" no auditório da PMV.
A manhã desta sexta-feira (28) foi marcada pelo debate sobre políticas públicas voltadas à primeira infância, na palestra "A importância das políticas públicas para a Primeira Infância e a redução da violência", realizada no auditório do Palácio Municipal de Vitória, em Bento Ferreira. O encontro reuniu servidores das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
A palestra foi conduzida pelo médico e deputado federal Osmar Terra, idealizador de programas reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Primeira Infância Melhor (PIM) e o Criança Feliz. Durante sua apresentação, ele destacou a relevância de priorizar políticas públicas que atendam a primeira infância como estratégia fundamental para o desenvolvimento humano.
"A primeira infância é o período mais decisivo da vida. Quando nos mobilizamos para fortalecer o cuidado com as crianças, o impacto positivo se estende por toda a sociedade. Investir nessa fase é uma das formas mais eficazes de prevenir a violência", afirmou Osmar Terra.
O objetivo do evento foi ampliar o conhecimento técnico dos servidores e fortalecer a integração entre as áreas municipais envolvidas na execução das políticas públicas voltadas à primeira infância -- tema considerado central para o planejamento e a atuação da administração.
Durante a abertura, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reforçou a importância do tema e destacou os resultados obtidos pelo município. "Nossa proposta de hoje é conversar sobre um tema muito importante, que é a primeira infância. Todos nós sabemos que na primeira infância são formadas as sinapses e as terminações nervosas que vão refletir na vida adulta do cidadão", afirmou.
O prefeito ressaltou ainda o papel fundamental dos serviços municipais nesse processo. "Por isso, a importância do atendimento das unidades básicas de saúde, a importância desse carinho e acolhimento", disse.
Pazolini também destacou investimentos na educação integral. "Vitória tem se destacado exatamente por isso, quando nós saímos de quatro para 41 escolas em tempo integral. E, nas próximas semanas, vamos anunciar a expansão para novas unidades, atendendo praticamente a metade da rede em tempo integral -- um marco entre as capitais deste país, certamente o maior percentual do Brasil --, levando saúde pública de qualidade e produzindo algo que é transformador", completou.