Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Obras de reforma e ampliação da Emef Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, têm ritmo acelerado

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Visita Técnica às obras de ampliação da Emef Eunice Pereira
Visita Técnica às obras de ampliação da Emef Eunice Pereira da Silveira.

A Prefeitura de Vitória segue investindo em obras que vão mudar a vida da população para melhor. É o caso da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro. Já foram executados 20% dos serviços, que contam com investimento de R$ 11,5 milhões e prazo de conclusão de 24 meses.

Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Lorenzo Pazolini, a secretária de Educação, Juliana Rohsner, o secretário de Obras, Gustavo Perin, além de lideranças comunitárias e outras autoridades, acompanharam de perto a execução dos trabalhos em visita técnica ao canteiro de obras.

O secretário Gustavo Perin, falou sobre o andamento dos trabalhos. "A etapa da fundação já foi vencida, especialmente no espaço onde ficará a nova quadra. Essa obra é um desafio, mas estamos entregando. Destaco ainda a parceria com a gestão da escola, pois é um trabalho feito em conjunto com as atividades da unidade, sem atrapalhar o dia a dia dos estudantes", disse.

A nova Emef Eunice Pereira

Entre os principais serviços da reforma e ampliação estão a troca do telhado por telhas termoacústicas, a construção de uma nova quadra esportiva, a reforma da quadra de vôlei, a implantação de sistema de energia solar fotovoltaica, a substituição de lâmpadas por LED e a instalação de elevador. A unidade também contará com auditório para 134 pessoas, novos banheiros, quatro novas salas de aula, três salas de múltiplo uso e pintura geral.

Após as intervenções, a escola passará a oferecer 25 novos espaços de sala de aula. Atualmente, a Emef Eunice Pereira Silveira acolhe cerca de 370 estudantes em tempo integral.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a relevância da obra para a comunidade. "A Emef Eunice já é referência na qualidade da educação, mas ainda carecia de uma estrutura à altura. Aqui estamos fechando um ciclo social: na mesma rua temos o Cmei Tempo Integral Jacy Alves Fraga, a Emef Eunice e também espaços de lazer, com campo sintético para projetos esportivos, e em breve e próximo daqui, um parque. As famílias podem deixar seus filhos, trabalhar, estudar e se desenvolver. O tempo integral de Vitória é um sucesso em todo o Brasil e é o caminho que tira nossas crianças e jovens da violência. Estamos dentro do cronograma, é uma obra cara, mas vamos terminar porque temos recurso em caixa", afirmou.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, reforçou o impacto das melhorias. "A Emef Eunice Pereira Silveira é referência na rede de Vitória. Desde que entrou para a modalidade de tempo integral, se transformou. Temos muito orgulho de agora poder transformar também sua infraestrutura, que contará com nova quadra e instalações pedagógicas totalmente renovadas e amplas", destacou.

A diretora da unidade, Eliane Amorim, lembrou a importância da conquista. "Quando foi anunciada essa obra, nós ficamos muito felizes, pois eram dez anos de espera. É um orgulho ver isso acontecendo e a comunidade ganhando um novo espaço para o desenvolvimento das crianças e estudantes", afirmou.

O presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, ressaltou o reconhecimento à comunidade. "Tive a oportunidade de acompanhar a inauguração da escola e, à época, a estrutura não era adequada. Hoje, a comunidade de Tabuazeiro está sendo respeitada com uma escola de qualidade, que já é referência e será ainda mais com a reforma e ampliação", disse.

Já o líder comunitário Júlio César Ratinho agradeceu os investimentos. "Gostaria de agradecer esse cuidado com as nossas crianças. Hoje temos uma estrutura de referência e o compromisso de levar a mesma qualidade de educação e estrutura para vários locais da cidade", afirmou.

História

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira foi criada em 2009 para atender à crescente demanda por vagas na região da Grande Maruípe. Inicialmente, suas atividades começaram como anexo da Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, posteriormente em um imóvel no bairro Maruípe, até que, em 2014, foi transferida para sua sede definitiva no bairro Tabuazeiro. 


No ano de 2015, a unidade passou a oferecer a modalidade de tempo integral. Com uma equipe docente majoritariamente efetiva, a escola oferece atividades pedagógicas, refeições diárias e carga horária estendida, consolidando seu papel educacional na comunidade.