Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Novo CMEI de tempo integral inicia aulas no Jaburu

Publicada em

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Fabricia Kirmse


Divulgação seme
Cmei Jaburu
A secretária Adriana Sperandio destacou que o projeto e a construção da unidade foram fruto de um diálogo intenso com a comunidade
Divulgação seme
Cmei Jaburu
O CMEI está localizado no Jaburu e vai facilitar a vida dos moradores que vivem na região

A semana começou com o primeiro dia de aula no novo Cmei Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu. A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, juntamente com a diretora da nova unidade, Leida da Penha Valbusa, e as subsecretárias de Gestão Educacional e Gestão Administrativa Financeira, Maria do Carmo Starling de Oliveira e Sueli Mattos de Souza, receberam, no início desta manhã, os estudantes e seus familiares.

Também estiveram presentes na recepção das crianças vários técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Seme), líderes comunitários, assim como professoras e assistentes do novo Cmei e outros trabalhadores.

As aulas foram iniciadas nesta segunda-feira para 70 alunos. Mas a capacidade do Aécio Bispo dos Santos é para 150 crianças, todas em tempo integral (das 7h30 às 16h30). A unidade está aberta à matrículas. É o primeiro Cmei totalmente em tempo integral de Vitória.

A secretária Adriana Sperandio destacou que o projeto e a construção da unidade foram fruto de um diálogo intenso com a comunidade.

"Estamos entregando hoje o Cmei, mas aqui teremos também em breve um centro de convivência integrado, que atenderá jovens e idosos. Houve muito diálogo com os moradores antes da concretização dessa obra. É importante ressaltar que primeiro a atenção aqui é para as crianças. Em seguida, virão os demais projetos", pontuou.

Adriana Sperandio também falou sobre o valor dessa conquista. "Estamos muito felizes com a conquista dessa comunidade, que é também uma conquista da Administração de Vitória. É o nosso primeiro centro de educação infantil inteiramente em tempo integral. Será uma experiência piloto muito importante para a comunidade e para a cidade", enfatizou.

Divulgação seme
Cmei Jaburu
A unidade tem capacidade para seis turmas e que desenvolverá com as crianças uma proposta pedagógica diferenciada
Divulgação seme
Cmei Jaburu
Os alunos vão poder realizar diversas atividades no tempo em que estiverem na escola

Para o líder do Movimento Comunitário do Jaburu, Cosme Santos de Jesus, a unidade ficou muito melhor do que ele imaginava. "Estamos muito gratos pelo esforço da secretária e da Prefeitura em concretizar esse sonho da comunidade. Tudo de melhor foi pensado para esse Cmei", comemorou.

Sebastião Luiz, presidente da Associação de Moradores do bairro, afirmou que o Cmei era um sonho que vinha sendo alimentado pela comunidade desde 2006 e, com o prefeito Luciano Rezende, a realização se tornou possível. "É muito bom estar aqui e presenciar essa conquista. A Prefeitura de Vitória e a Secretaria de Educação se empenharam muito em realizar essa obra", afirmou.

Facilidade

Os familiares de crianças que já estão matriculadas no novo Cmei do Jaburu também elogiaram a construção da nova unidade. "Minha neta estudava na creche que fica na parte debaixo do Jaburu. Essa nova unidade, aqui em cima, vai facilitar muito a locomoção com as crianças. É um sonho para a gente ter esse novo Cmei", disse Maria da Glória, 44 anos, que tem uma neta de 2 anos e 2 meses matriculada no Aécio Bispo dos Santos.

Rita de Fátima, 38 anos, mãe de Mateus de 2 anos e 7 meses, também destacou a importância do novo Cmei para a comunidade. "Ficou bem mais fácil para nós. Eu precisava pagar um transporte para levar e buscar meu filho à unidade que fica lá embaixo. Será um gasto a menos. Sem contar que essa escola ficou linda", opinou.

Cardápio balanceado

Totalmente novo e bem equipado, o Cmei Aécio Bispo dos Santos deu início, nesta segunda-feira, às atividades e à fase de adaptação dos novos estudantes, que ficarão na escola das 7h30 às 16h30.

A diretora da escola, Leida da Penha Valbusa, apresentou os ambientes aos familiares e falou sobre a importância da participação da família no processo educacional das crianças. "Elas estão chegando a uma nova escola, passarão por uma fase de adaptação e contamos com a ajuda de pais e familiares nesse processo. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas".

A subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira, explicou que a unidade tem capacidade para seis turmas e que desenvolverá com as crianças uma proposta pedagógica diferenciada com diversos cenários de aprendizagem.

Por dia, serão oferecidas cinco refeições aos alunos, com cardápio totalmente balanceado e desenvolvido por uma nutricionista, incluindo diversos produtos orgânicos vindos da agricultura familiar do Estado. As crianças já contam também com brinquedos, jogos e muitos outros itens pedagógicos à disposição.

Formação

A equipe do novo Cmei passou por uma etapa de acolhimento, feita pela Secretaria Municipal de Educação. Foram realizados dois encontros de formação com os 27 profissionais, incluindo a diretora da escola, que vão atuar na unidade de ensino.

Durante a formação, a equipe foi acolhida pela Gerência de Educação Infantil (GEI) e também pela de Recursos Humanos (GRH), se integrou aos profissionais técnicos da Secretaria de Educação (Seme) e conheceu a proposta educacional da rede de ensino da Capital.

No encontro também estiveram em debate as diretrizes curriculares da Educação Infantil, a organização dos espaços/tempos para as atividades no Cmei e a criação do cenário para receber os alunos.

"Estamos iniciando uma nova unidade escolar e com ela uma experiência pedagógica inovadora no desenvolvimento do currículo e na organização do ambiente escolar no primeiro Cmei de Tempo Integral (CmeiTI) de Vitória", destacou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar Pereira de Castro.

Divulgação seme
Cmei Jaburu
O novo CMEI está todo equipamento para receber os alunos em tempo integral
Divulgação seme
Cmei Jaburu
As aulas foram iniciadas para 70 alunos. Mas a capacidade do Aécio Bispo dos Santos é para 150 crianças