O bairro Jardim da Penha, recebe, neste sábado (4) mais uma edição da tradicional Feira de Antiguidades da Rua da Lama. Das 9 às 16 horas, o asfalto vira palco de memórias, histórias e reencontros com o passado, na ação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).
Como um velho relógio que insiste em marcar não apenas as horas, mas também afetos e lembranças, a Feira acontece todo primeiro sábado do mês e se tornou um verdadeiro ponto de encontro entre gerações.
É fácil se perder pela rua transformada em túnel do tempo: porcelanas que guardam delicadeza, móveis que já ouviram risadas antigas, moedas e selos que cruzaram oceanos, bijuterias com toques de história e discos de vinil que ainda fazem ecoar canções de outras épocas. Cada uma das mais de 20 barracas é um baú de segredos, onde o passado se oferece como presente.
E não são apenas os objetos que contam histórias. Artistas de rua, músicos, pintores, caricaturistas e as famosas estátuas vivas estarão por lá, colorindo a atmosfera e transformando a feira em um museu vivo, a céu aberto.
Para o secretário de Cultura de Vitória, Edu Henning, a Feira é mais do que um mercado de antiguidades: "Esse evento mensal construiu um espaço onde as histórias ganham vida, onde o passado e o presente se encontram para trocar memórias e sentimentos."
"O convite está feito: basta chegar, deixar-se guiar pela curiosidade e descobrir que o passado, quando cuidado, ainda tem muito a ensinar", convida Henning.
O passeio é gratuito e aberto a todas as idades.
Serviço Feira de Antiguidades da Rua da Lama Quando: sábado (4), das 9 às 16 horas. Onde: Avenida Anísio Fernandes Coelho, Jardim da Penha - Rua da Lama - Vitória. Entrada Franca (evento ao ar livre).