Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Mais famílias da capital são beneficiadas com equipamento de energia solar

Publicada em | Atualizada em

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Instalação de Painel Solar
Painéis solares instalados nos tetos das residências garantem o aquecimento da água e a economia na conta de energia

Famílias do Residencial Solar das Águas, localizado no bairro Santa Martha, poderão utilizar energia solar em suas residências e economizar na conta de luz. Outras 47 famílias das comunidades de Estrelinha e Nova Palestina já fazem uso do painel solar, instalado em casas populares por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória e a EDP Escelsa.

O projeto Boa Energia oferece energia limpa e substitui os chuveiros elétricos por outros mais eficientes, levando a uma economia que chega a 30% na conta de energia.

As residências recebem, gratuitamente, a instalação de painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento e misturadores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fique agradável ao banho. Além disso, os moradores têm orientações de técnicos capacitados sobre a utilização do material.

Economia

"Com a utilização da energia solar, temos ganhos econômicos e ambientais porque diminuímos o uso de energia elétrica, que é cara e exige muito do meio ambiente. Além desse fator, há melhoria na qualidade de vida das famílias, que passam a contar também com redução nos gastos com a conta de energia", afirma o secretário de Habitação, Sérgio Sá Freitas.

Alberto Novaes mora com a esposa no Residencial Mar Azul (Santa Martha) há cinco anos e foi contemplado pelo projeto. "Além da economia na conta de luz, temos o ganho ambiental porque usar o sol para aquecer a água traz também economia de água, de detergente lançado na rede. Eu pretendo instalar também na torneira da cozinha. É um ganho para todas as gerações".

O sistema garante que a luz do sol seja suficiente para aquecer a água do banho em cerca de 80% do ano. Nos poucos dias em que não puder ser utilizada a energia solar, o chuveiro elétrico poderá ser ativado, mantendo a temperatura da água ideal para um banho confortável.

Paralelamente às instalações, os moradores contemplados também recebem lâmpadas fluorescentes, compactas e econômicas, em substituição às incandescentes convencionais, além de orientações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.