Imprensa
Espetáculo Sinfonia da Natureza sela culminância de projeto educacional no auditório da PMV
Publicada em
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O auditório da Prefeitura de Vitória se transformou em uma verdadeira floresta, repleta de cores, sons e movimentos, nesta terça-feira (25), com a apresentação teatral estreada por crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Carlos Alberto Martinelli de Souza, localizado no bairro Gurigica. A ação é resultado de meses de planejamento e dedicação da equipe pedagógica da unidade de ensino, que resultou no espetáculo de culminância do projeto "Sinfonia da Natureza".
A abertura ficou por conta do Grupo 2, com a apresentação Favo de Mel, inspirada no filme Rio. As crianças narraram o despertar de uma floresta encantada que, aos poucos, ganha vida com pássaros, folhas em movimento e muita cor.
Logo depois, o Grupo 3 levou ao palco a delicadeza da chuva com a apresentação "Ô Chuva, eu peço que caia devagar". Com capas coloridas e movimentos suaves, as crianças representaram o encanto das primeiras gotas que tocam o solo e despertam a natureza, mostrando a importância da chuva para que a vida floresça. Em seguida, o Grupo 4 emocionou o público ao representar o encontro entre a água da chuva e o mar. Inspirados na trilha O Mar, do filme Moana, os pequenos mostraram a grandiosidade das águas e os segredos guardados nas profundezas.
O Grupo 5 trouxe à cena o ciclo da terra fértil, apresentando As Sementes. A coreografia retratou o brotar de raízes, flores e pequenos bichinhos que surgem quando a chuva toca o solo. Já o Grupo 6 apresentou uma performance animada sobre o vento, com a música Vento Ventania, da banda Biquíni. As crianças mostraram a força e a brincadeira do vento que espalha sementes e agita a floresta.
Fechando o espetáculo, o Grupo 6C uniu água, terra e vento para representar uma floresta cheia de vida. Passarinhos, sapinhos, borboletas, macacos e outros seres encantaram o público ao som de Festa na Floresta, do grupo Tiquequê.
A diretora Elisamara Chagas Trindade destacou o significado da culminância. "A Sinfonia da Natureza foi um projeto desenvolvido ao longo de 2025, com foco na defesa da natureza das águas, rios, mares, vento e terra. Essa apresentação é a concretização de tudo o que trabalhamos durante o ano. Ensinar às crianças, desde cedo, a importância de cuidar da natureza é fundamental. Eu me sinto realizada, pois este é um sonho construído desde o meu primeiro ano de gestão", destacou.
O prefeito Lorenzo Pazolini também acompanhou o espetáculo e elogiou o desempenho das crianças. "Diversão, apresentação, entretenimento e, principalmente, sorriso no rosto. As crianças fizeram uma super apresentação de final de ano e estou muito feliz." Ele aproveitou o momento para convidar as famílias para a abertura da Vila Natalina, na Praça do Papa, na próxima sexta-feira (28).
Famílias acompanharam o espetáculo
Gabriela Lemos, mãe da pequena Lis Gabriel, do Grupo 2, comentou. "A apresentação marca o início de uma trajetória para ela, que tem apenas um aninho. Já ajuda a tirar a timidez e mostra o desenvolvimento dela no CMEI. É muito válido", disse.
Segundo José Vitor Schreiffer Mesquita, pai do João Otávio, do Grupo 3, o momento foi especial. "É uma alegria ver nossos filhos participando de um trabalho tão cultural e importante. Isso desenvolve talentos, percepção, arte. A estrutura do auditório da Prefeitura também contribuiu muito. Estamos muito felizes", afirmou.
Já Catrine Talay, mãe do José Geraldo, do Grupo 2, destacou o entusiasmo do filho. "Foi muito bacana. Mesmo em um lugar diferente, ele ficou muito feliz. O sorriso dele mostrava isso", falou. A pequena Mayte Martins, do Grupo 3, ainda tímida após a apresentação, resumiu em poucas palavras a felicidade de participar: "Gostei de apresentar para os papais. Foi muito legal os ensaios, tudo", disse.