Celebração do Dia da Consciência Negra na Emef Alberto de Almeida.
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra na Emef Alberto de Almeida.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, localizada no bairro Santo Antônio, viveu um dia marcado por emoção, sensibilidade e significado na celebração do Dia da Consciência Negra. A data, que convida à reflexão sobre identidade, respeito e valorização da cultura afro-brasileira, foi celebrada de forma poética por meio de dança, poesia e diversas expressões artísticas que encantaram a comunidade escolar.
A atividade foi conduzida com carinho e propósito pela professora Yvana Loureiro, referência no trabalho com Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na escola. Yvana conduziu estudantes e educadores por um caminho de aprendizado, pertencimento e valorização da identidade negra. O momento reforçou o papel da escola como espaço de transformação social, escuta ativa e acolhimento de todas as vozes.
Para o diretor Melquisedeque de Avila Silveira, o sentimento predominante é de orgulho. "Me sinto profundamente orgulhoso pelo que vivenciamos hoje. A ação em celebração à Consciência Negra foi um momento de enorme significado, que reafirma o compromisso da nossa instituição com uma educação humana, inclusiva e transformadora. Assistir aos nossos estudantes se expressarem por meio da dança, da poesia e de manifestações artísticas que revelam identidade, força e pertencimento é compreender, na prática, o poder que a escola tem de formar cidadãos conscientes e sensíveis às questões sociais", disse.
A pedagoga Edenise Paixão também destacou a importância da iniciativa. "Sinto uma alegria imensa em testemunhar momentos tão significativos como o que vivenciamos. A ação dedicada à Consciência Negra foi muito além de uma atividade escolar, ela se tornou um espaço vivo de reflexão, expressão e pertencimento", afirmou.
Entre os estudantes, o entusiasmo também tomou conta. Melissa Rosa Constantino, do 5º ano, compartilhou sua experiência. "Participar desse projeto foi muito legal para mim. Eu aprendi bastante sobre a Consciência Negra e gostei de ver como a dança e a poesia mostram a importância da nossa história. Achei especial poder participar junto com meus colegas e ver todo mundo envolvido", concluiu.
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra na Emef Alberto de Almeida.
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra na Emef Alberto de Almeida.