Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Em quatro dias, nove pichadores são detidos pela Guarda de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Cauã Vieira (cvasgomeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Em quatro dias, nove pichadores são detidos pela Guarda de Vitória
Em apenas quatro dias, nove pessoas foram detidas por pichar imóveis em Vitória. (ampliar)

Nove pessoas foram parar na delegacia ao serem flagradas pelas câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) pichando imóveis, em apenas quatro dias, na capital. Os delitos foram observados pelos operadores da Central de Monitoramento e repassados para a realização das abordagens.

O caso mais recente foi na Rua da Lama, em Jardim da Penha. Um jovem, de 24 anos, foi detido após pichar as portas de um bar do local, por volta das 8h. O flagrante foi feito pela Central Integrada de Monitoramento (Ciom), que repassou as informações para uma equipe de patrulhamento. Com o detido, foi encontrada uma lata de tinta em spray.

Dias antes, o vandalismo foi na região do Centro da cidade. Um grupo com cinco pessoas foi detido na avenida Av. Governador Bley. Uma equipe de guardas realizava patrulhamento quando foi informada pela Central de Monitoramento que os suspeitos estavam pichando um abrigo de ônibus. 

Na chegada ao local, os guardas detiveram os suspeitos de 27, 28, 29 e dois de 24 anos. Com eles foram apreendidos cinco latas de tinta em spray, dois pinceis de pintura, três esponjas de limpeza e nove rolos de pintura.

"O instituto era realmente pichar pois portavam muito material. Nas imagens das câmeras é possível visualizar que se revezavam em vigiar e realizar a pichação. Não houve resistência e todos foram levados para a delegacia", pontuou o inspetor Albert, da Equipe 12h. 

O caso foi na noite da última sexta-feira (25). No mesmo dia, outros três jovens de 18, 19 e 25 anos também foram flagrados pichando um abrigo de ônibus, dessa vez na Praça Oito, na Av. Getúlio Vargas. A partir das informações obtidas em parceria com a Central de Monitoramento, os guardas identificaram e detiveram os suspeitos. Foram apreendidos também frascos com tinta em spray.

Ações como estas são recorrentes para a Guarda de Vitória. "A Central de Monitoramento e o patrulhamento trabalham em conjunto 24 horas para prevenir e coibir este tipo de delito. Quando não há estado de flagrante, a Gerência de Inteligência realiza levantamentos e encaminha para a polícia judiciária. A população também pode colaborar com esse trabalho denunciando pelo telefone Ciodes-190 para que uma viatura seja enviada no momento do crime ou registrando um boletim de ocorrência caso tenha sua casa ou prédio vítima", informou Dayse Barbosa, comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Vale lembrar que a Guarda de Vitória atua com patrulhamento rotineiro na região para inibir esse tipo de crime ambiental. A este delito cabe detenção de três meses a um ano e multa. "Além de ser um ato criminoso, também suja a cidade e esta não é a Capital que queremos", pontua a comandante.