Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Contagem regressiva para um novo sistema de iluminação em Vitória

Publicada em

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Yuri Barichivich
Nova iluminação na Avenida Jerônimo Monteiro
Plano Diretor de Iluminação Pública vai definir os padrões de iluminação para as vias principais de toda a cidade

Foi dada a largada para a contratação de um novo modelo de gestão da iluminação pública em Vitória. A Prefeitura de Vitória publicou, no início desta semana, o edital de licitação para contratação de empresa especializada que será a responsável pela modernização e implantação de inovações tecnológicas no sistema.

A documentação e a proposta de preço das empresas concorrentes serão conhecidas no dia 3 de outubro, às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Obras (Semob), na avenida Vitória, nº 2.552, térreo, Bento Ferreira. A vencedora deverá elaborar projetos, prestar assessoria técnica, fornecer sistema informatizado, modernizar e promover a eficiência da iluminação pública da capital.

"Vamos modernizar a iluminação em toda a orla de Vitória, desde Camburi, Enseada do Suá, Beira-Mar, Santo Antônio, Ilha das Caieiras, Maria Ortiz, Santa Martha, Ponte da Passagem e Maria Ortiz, até finalizar o contorno", disse o prefeito Luciano Rezende. Segundo ele, com a implantação de refletores mais potentes, serão criados cerca de 10 quilômetros de espaços para lazer e prática noturna de esportes.

A capital possui 32 mil pontos de iluminação (entre lâmpadas, refletores e luminárias). O novo contrato tem um valor estimado em R$ 48,4 milhões. "Vitória terá bairros mais iluminados, atrativos turísticos e monumentos históricos mais valorizados e um sistema mais eficiente", disse o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata.

O edital de licitação para o novo parque de iluminação foi publicado no último dia 2. As propostas serão abertas em 3 de outubro. "O parque será construído ao longo de quatro anos, gradativamente", disse o prefeito.

Yuri Barichivich
Iluminação recuperada na Praça Costa Pereira
Pontos turísticos, monumentos históricos e culturais, praias e parques ganharão iluminação especial

Inovação

O novo modelo prevê a elaboração de um Plano Diretor de Iluminação Pública (PDI), que vai definir os padrões de iluminação para toda a cidade: vias principais, no interior dos bairros, nas praças, nos monumentos e nas praias. Além da beleza, a iluminação levará em conta a segurança da população. Pontos turísticos, monumentos históricos e culturais, praias e parques ganharão iluminação especial.

Tecnologias mais modernas serão implementadas, como a iluminação por meio de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica. As células fotovoltaicas podem ser utilizadas especialmente em parques e praças, evitando fiação e cabeamento, poluição visual provocada pela fiação aérea, furtos e depredações.

Além disso, as principais vias da cidade podem receber lâmpadas de LED, mais econômicas e que iluminam mais. E novas tecnologias garantirão o controle de cada ponto, de forma a possibilitar a gestão inteligente de acordo com o horário, consumo e intensidade da luz. Com tudo isso, até a manutenção – a substituição de lâmpadas, reatores e outros dispositivos – será facilitada.