Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Conselho da Pessoa Idosa mobiliza população para eleições

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Eleição do Comid

A cidade de Vitória segue mobilizada para o processo eleitoral de escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comid), gestão 2025/2027. Até a próxima terça-feira (7), está aberto o período de habilitação de candidaturas para entidades e organizações não governamentais. A inscrição pode ser feita por e-mail processoeleitoralcomideira$4h064+pref.gmail.com ou, presencialmente, na Casa dos Conselhos (Avenida Desembargador Santos Neves, 771, Praia do Canto).

Para a habilitação, é necessário apresentar a seguinte documentação obrigatória: requerimento de habilitação e ofício com nome dos representantes titular e suplente; declaração de funcionamento; e certidão atualizada do cartório de registro civil das pessoas jurídicas da zona judiciária de localização da entidade ou organização.

A Assembleia Geral de Eleição será realizada no dia 6 de novembro de 2025, a partir das 13h30, no auditório da Casa do Cidadão, em Maruípe. Já a solenidade de posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 18 de mesmo mês, às 14 horas, também, no Auditório da Casa do Cidadão.

O presidente do Comid, Marcelo Amorim, fez questão de ressaltar a importância da participação da sociedade civil: "a presença ativa de pessoas idosas e das organizações da sociedade civil garante legitimidade ao Conselho e contribui para que as decisões sejam tomadas de forma mais democrática e representativa. O processo eleitoral é uma oportunidade de ampliar vozes e fortalecer o protagonismo da pessoa idosa em Vitória", reforçou o presidente.

Para a secretária-executiva do Comid, Elaine Alvarenga, a mobilização realizada ao longo do mês de setembro deve garantir uma ampla participação. "O engajamento que vimos nas reuniões ampliadas mostra que a população idosa de Vitória quer participar e contribuir com as políticas públicas. Essa mobilização é o que dá força ao Conselho e possibilita que ele seja, de fato, um espaço de escuta e de construção coletiva", falou ela.

Mobilização

Entre os dias 2 e 18 de setembro, a comissão eleitoral promoveu sete Reuniões Ampliadas de Mobilização nos Centros de Convivência para Pessoa Idosa. E no final de setembro, foi realizada uma Reunião Ampliada com Organizações da Sociedade Civil, no auditório da Casa do Cidadão. Ao todo, os encontros reuniram cerca de 400 pessoas, com destaque para o público recorde no Centro de Convivência do Centro, que contou com a participação de mais de 90 pessoas idosas.

A secretária municipal de Assistência Social, Soraya Mannato, reforçou o compromisso da gestão com a valorização da pessoa idosa. "O Comid é um espaço fundamental de diálogo e controle social. A Prefeitura de Vitória apoia e incentiva esse processo eleitoral, pois entende que a participação social é a base para a construção de políticas públicas mais justas, inclusivas e efetivas."