Para celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado no dia 20 de março, o projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, promove, na próxima segunda-feira (20), uma programação especial para crianças e adolescentes.
Um verdadeiro "Circuito de Contação de Histórias", com o grupo Chão de Letras, irá enaltecer essa antiga arte que cria magia, fantasia e mexe com o imaginário de crianças e adultos.
"Esta atividade é uma forma de destacar e valorizar a figura do contador de histórias que, com sua arte, desperta emoção, encanto, socialização e imaginação, além de incentivar a leitura", destaca a bibliotecária e coordenadora do projeto "Viagem pela Literatura", Elizete Caser.
As atividades, que começam a partir das 9h e vão até às 15h30, acontecerão em dois diferentes locais: na sede da Biblioteca, localizada no Centro Histórico de Vitória, e também no Parque Pianista Manolo Cabral, que fica no bairro Barro Vermelho.
Ao longo do dia o público conhecerá histórias como "O nariz do palhaço", de Sandra Cursino; "A mudança", de Advanir Rosa; "A baleia jubarte", de Rodrigo Campaneli; "Era uma vez um quintal", de Eliana Zandonade; "Lubisomem", "Almas penadas", "Pássaro de fogo", "Penedo", "Bina e o peixe pelado", "Beijo de boa noite", além de contos populares e histórias de lendas capixabas.
Confira a programação
20 de março - segunda-feira
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.
9h e 10h30 - Contação de Histórias com Marta Samor e Elizete Caser;
14h30 - Contação de Histórias com Advanir Rosa;
15h30 - Contação de Histórias com Kika Amorim.
Parque Municipal Pianista Manolo Cabral - acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no bairro Barro Vermelho.
10h - Contação de Histórias com Eliana Zandonade.
A história da data
As comemorações do Dia Internacional do Contador de Histórias começaram na Suécia, entre 1991 e 1992, com o nome de "Dia de Todos os Contadores de Histórias".
Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental, coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e em países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.
A partir de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao dia e, a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estônia.
Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países como o Brasil. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias, que hoje é comemorado em mais de 25 países.