Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Belezas e comida da capital são prato principal de jantar em evento na Argentina

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Frutos do Mar
Tradicional moqueca capixaba será servida aos participantes da Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, na Argentina

Profissionais de turismo da Argentina e de outros países participarão nesta terça-feira (17), às 20 horas, de um jantar oferecido pela Prefeitura de Vitória durante a Feira Internacional de Turismo (http://www.fit.org.ar/?lang=pt), no hotel Panamericano, em Buenos Aires.

No evento, que contará com a participação de operadores e agentes de turismo, promotores, companhias aéreas, hoteleiros, gestores, empresários, fornecedores, jornalistas especializados, profissionais de marketing, entidades privadas e oficiais do mundo inteiro, entre outros profissionais de turismo, serão oferecidos aos convidados as tradicionais moqueca e torta capixabas, a casquinha de siri e o caranguejo, tudo preparado com os temperos típicos do Espírito Santo.

O jantar também será uma oportunidade para que seja apresentada a nova campanha promocional de Vitória, assim como os atrativos turísticos da cidade, e distribuído material promocional. Também foram explicitadas as vantagens competitivas da capital, uma das cidades que apresentam melhores índices de desenvolvimento humano e qualidade de vida do país, e expostos os projetos para a realização de eventos na cidade. A Feira Internacional de Turismo é um dos maiores eventos internacionais da área.

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, o jantar será servido como uma estratégia de marketing e aproximação ainda maior de Vitória, que conta com um estande no evento, com os diversos profissionais do setor. No estande, os participantes das feiras internacionais têm apreciado o Carnaval e a alegria do desfile das escolas de samba. Os visitantes ainda conhecem o Réveillon de Vitória, que será planejado para surpreender quem estiver na praia de Camburi na virada para 2014.

"Mostraremos a disposição da cidade em receber com carinho o visitante. Convidaremos a conhecer nossos atrativos e a se surpreender com nossas belezas que merecem ser contempladas. Nossa expectativa é de que cerca de 150 pessoas se deleitem com um toque especial das nossas comidas típicas que serão preparadas e servidas com dedicação e esmero", disse Paulo Renato, que está em Buenos Aires.

Paulo Renato destacou que, entre os destinos turísticos do mundo, há uma grande concorrência na busca por turistas exigentes, dispostos a deixar divisas movimentando trabalho e renda nos lugares por onde passam, o que exige serviços cada vez melhores e confiáveis.

Arquivo PMV SECOM
Panorâmica de Vitória
Belezas e atrativos turísticos da capital serão apresentadas aos participantes das feiras de turismo

Eventos

Técnicos da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória participarão de outros eventos de caráter internacional levando a imagem de Vitória para diversas partes do mundo. Ainda em setembro, a participação será no workshop no Chile. Do dia 4 a 6 de outubro, é a vez da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (http://www.fitpar.org.py) , em Assunção.

Ainda em outubro, em Montevidéu, no Uruguai, Vitória estará presente no maior evento do país, no extremo sul da América do Sul. As belezas da capital capixaba também estarão em exposição na Feira Internacional de Turismo de Portugal, em Lisboa (http://www.fil.pt/), do dia 12 a 16 de março de 2014.

Crescimento

O turismo internacional no Brasil bateu um novo recorde histórico em 2012, segundo números divulgados pelo Ministério do Turismo. Com 5,7 milhões de estrangeiros, o Brasil teve um crescimento de 4,5% em relação a 2011, superando em 20% o resultado mundial, que cresceu 3,8%, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT). O destaque foi o aumento de latino-americanos e de visitantes oriundos dos Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Os países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado, com um total de 2,8 milhões de turistas, 7,4% a mais que em 2011. Entre eles, a Argentina, principal emissor para o Brasil, aumentou sua participação em 4,9%. Foram 1,59 milhão de turistas, em 2011, e 1,67 milhão em 2012. O Chile, com aproximadamente 250 mil turistas, passou a ocupar a 5ª posição no ranking de países emissores, acumulando um crescimento de quase 25% em relação a 2010.