Imprensa
BeatLAB: pulso vibrante da música eletrônica invade Vitória no próximo sábado (18)
Publicada em
Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na cadência do futuro, onde o som se faz linguagem e o silêncio é sentido em cada vibração, nasce o "beatLAB", seminário pioneiro que pulsará no coração da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), no Centro Histórico de Vitória, no próximo sábado (18) das 9 às 19 horas.
O seminário gratuito e aberto ao público, tem como objetivo formar, capacitar e conectar artistas, talentos emergentes da cena eletrônica, DJs e produtores musicais, fortalecendo a cultura da música eletrônica underground no Espírito Santo.
"O evento promoverá a integração entre profissionais de diferentes regiões, oferecendo atividades que estimulam tanto a qualificação técnica quanto a reflexão sobre o papel social e cultural da música eletrônica", detalha o coordenador do projeto, Jean Hubner.
Com a maestria de nomes que cruzam o país como Afonso da Luz Loss, DJ surdo que traduz o som em experiência sensorial e Jup do Bairro, artista multi e transdisciplinar, voz potente da cena contemporânea, o seminário oferecerá oficinas, masterclass e rodas de conversa. Um mosaico de saberes e histórias que vibram em uníssono, celebrando diversidade e fortalecendo a cena local.
"O beatLAB nasce com o objetivo de fortalecer a cena da música eletrônica underground no Espírito Santo, promovendo formação, intercâmbio e inclusão. Queremos oferecer um espaço onde novos talentos possam aprender com profissionais renomados, trocar experiências e se conectar com a cena nacional, valorizando a diversidade, a criatividade e a cultura local. Acreditamos que a música eletrônica é uma ferramenta de mudança social e artística, e o beatLAB reflete esse compromisso", completa Hubner, que também é diretor da Palko Produções.
Além de Afonso e Jup do Bairro também orientam a ação: Maria Helena Nunes Almeida, tradutora, intérprete de Libras e mestranda em Educação; Leonardo Wagner (DJ Encanto - DF), DJ, produtor e diretor artístico com trajetória marcada pela diversidade sonora e pelo trânsito em diferentes linguagens; Paolla Brandão Grijó (Paolla B), DJ, produtora cultural e professora de mixagem digital, um dos principais nomes da cena eletrônica capixaba; Bia Bem (SP), produtora, assessora de comunicação e diretora da Bem Sonora; Sóstens Reis Siqueira (Supololo), DJ, produtor e pesquisador, integrante do coletivo Masterplano, articula música, pesquisa acadêmica e ativismo cultural em sets que transitam por disco, italo dance, techno, percussões rituais e estéticas oitentistas; Carolina de Carvalho Mattos, DJ, pesquisadora musical e cofundadora do coletivo Masterplano. Já apresentou-se em mais de 30 cidades e festivais no Brasil e no exterior e Beethoven Brasileiro, analista de comunicação, palestrante e coordenador de acessibilidade do projeto.
Inscrições abertas
Para participar do seminário que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), aprovado no Edital de Chamamento Público 004/2024 de Seleção de Propostas para apoio a Atividades e Apresentações Artístico-Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do FunCultura, basta se inscrever acessando o site do Mapa Cultural - beatLAB.
Além da Semc, o projeto conta com apoio de produtores culturais independentes, coletivos artísticos e de uma rede de mobilização comunitária voltada para ampliar a participação de grupos prioritários e minoritários da cena cultural capixaba.
O beatLAB conta ainda com recursos do Edital de Circulação e Intercâmbio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), nº 001/2025.
Acessibilidade
No decorrer do evento, intérpretes de Libras acompanharão todas as atividades, enquanto oficinas especiais receberão pessoas surdas e com deficiência auditiva, garantindo o ressoe do som da inclusão.
Informações adicionais podem ser obtidas no perfil da Palko Produções no Instagram. A classificação indicativa é livre.