Imprensa
Assistência Social: Seminário da Alta Complexidade é avaliado como enriquecedor por especialistas
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Potente, importante e enriquecedor. Estas são as palavras que melhor definem os três dias do 1 Seminário de Proteção Social Especial de Alta Complexidade de Vitória, finalizado nesta quinta-feira (16). O evento, realizado no auditório da Prefeitura de Vitória, pela Secretaria Municipal de Assistência social (Semas), ocorreu de forma pioneira no Estado, garantindo o aprimoramento técnico e troca de experiências sobre os serviços voltados à proteção integral de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Para a subsecretária de Proteção Social Especial de Vitória, Carla Scardua, o 1º Seminário dos Serviços de Acolhimento da Alta Complexidade foi um marco no município de Vitória. "Um grande evento, que buscou fortalecer nossa rede, refletir sobre os desafios dos acolhimentos, apontar outras possibilidades de atuação, visando o não acolhimento e também valorizar o trabalho das equipes que atuam no dia a dia apresentando práticas exitosas da alta complexidade", destacou ela.
Carla fez questão de enfatizar que os diálogos e trocas vivenciadas no evento deixaram um legado. "A certeza de que é possível aprimorar nossos serviços de alta complexidade sempre comprometido com os direitos de quem mais precisa", apontou ela.
A subsecretária aproveitou a ocasião para agradecer a Gerência de Alta Complexidade da Semas e todos os envolvidos na organização, aos palestrantes, e, principalmente, às nossas equipes da Assistência Social. "Seguimos juntos, com o compromisso de avançar cada vez mais na proteção social especial de Vitória", evidenciou ela.
O evento reuniu autoridades e profissionais das redes socioassistencial e intersetorial e do sistema de garantia de direitos. Bem como, os profissionais que atuam na Política de Assistência Social, especialmente, os que estão nos serviços de acolhimento institucional, repúblicas e família acolhedora, além de representantes da Saúde, Educação, Justiça, Segurança Pública, Conselho Tutelar, Habitação e demais órgãos que compõem a rede de proteção e defesa de direitos no município.
Para a psicóloga Paula Zini, que atua no Abrigo Noturno da Serra, o seminário foi muito interessante para que pudesse ter um panorama de outras cidades e ter referências bem positivas na área.
A psicóloga do PSR Andorinhas, Jaqueline Ribeiro Vargas, comentou que estava surpresa com a grandiosidade do seminário com tantas palestras proferidas por profissionais experientes e atualizados. " Este evento vem em um bom momento. As trocas estão acontecendo de igual para igual. Já estou pensando no próximo", falou ela.
A técnica de referência do Centro de Convivência Nova Palestina, Elen Mara Oliveira, achou os debates super necessários e enriquecedores. Ao final da programação, Elen disse: "É agora o que vamos fazer a partir disso? O que vai ser gerado enquanto profissionais?" .
De acordo com a comissão organizadora, o seminário é parte integrante da capacitação pela qual passaram todos os profissionais dos acolhimentos institucionais, familiar e república do município. A formação vem sendo desenvolvida desde setembro de 2024, em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens.
A gerente de Proteção Social de Alta Complexidade da Semas, Anacyrema Silva, aproveitou o momento para anunciar que em breve será lançada a cartilha do educador social que vai nortear e uniformizar o trabalho deste profissional nos serviços socioassistenciais de Vitória.