Imprensa
Ação de combate à dengue mobiliza e orienta população no bairro Grande Vitória
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira
A Prefeitura de Vitória (PMV) realizou, na manhã desta quarta-feira (26), uma mobilização social no bairro Grande Vitória com foco no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das doenças, e a importância dos cuidados para evitar a proliferação dos insetos.
Durante a ação, os agentes de Combate à Endemias (ACE) do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) estiveram presentes e realizaram visitas domiciliares para orientar os moradores e vistoriar os imóveis para eliminação, tratamento de possíveis criadouros do mosquito, além de fazer a orientação educativa ao morador.
"Estamos nos preparando para enfrentar mais um período sazonal da dengue, por isso, estamos reforçando junto à população a mobilização das pessoas. O cuidado com a dengue é o ano todo, mas agora, com o aumento da temperatura e das chuvas, precisamos redobrar nossa atenção", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Dentre as casas visitadas estava a da Dona Dulcinéia Soares, de 68 anos, que recebeu muito bem os ACEs. "É sempre muito bom receber a visita dos agentes, eles tem esse olhar de procurar o foco do mosquito. Isso nos incentiva, e agora vamos ter mais cuidado ainda. Não podemos relaxar com o mosquito".
Alguns moradores estavam nas portas e janelas de suas casas para ver a caminhada, como a Marilda da Penha Gal, de 67 anos. "É importante ter ações como essa para a gente lembrar que precisa olhar o quintal e tudo dentro de casa. Tem que se cuidar, porque a dengue mata".
O grupo de atividades físicas do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), Movimento da Alegria, coordenado pelo educador físico Rodrigo Gomes Lúcio, fez questão de comparecer à ação. Entre as mais de 20 pessoas do grupo, estava Josefa Zenay Nogueira, de 72 anos. "Eu tive dengue há muitos anos, e quase morri na época. Temos que cuidar da gente e dos outros também, por isso todos precisam ter consciência".
A ação contou com apoio da equipe da Central de Serviços, responsável pela limpeza e pelo recolhimento de materiais que poderiam servir de criadouro para o Aedes aegypti. Para facilitar o trabalho, os moradores foram orientados a colocar o lixo para coleta na noite da última terça-feira (25).
A programação também incluiu uma caminhada com a participação de crianças do Cmei Eldina Soares Braga em direção à Praça Aylton Galant. Ao final do percurso, a equipe de Educação em Saúde Ambiental, do CVSA, promoveu atividades educativas, orientações e gincanas para os estudantes e moradores, reforçando as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue.
Entre as crianças que participaram das ações educativas e da caminhada, estava o Allef de 5 anos. Ele contou que irá combater o mosquito em casa com a ajuda dos pais. "Eu aprendi que o mosquito morde e preciso me proteger. A água parada chama a atenção dele, então, eu não posso ter isso em casa", disse.
A atividade faz parte da campanha Vitória Sem Dengue, sendo uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a Central de Serviços de Vitória.
"Essa ação é importante, pois além de mobilizar a população recordamos de alguns cuidados básicos que devemos ter durante todo o ano. Além disso, com a aproximação do verão e dos períodos de chuvas, devemos redobrar o cuidado com nossa casa e quintais para evitarmos possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são encontrados dentro das residências", destacou a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Wanessa Andrade.


