Viagem pela Literatura estimula leitura de crianças e jovens
A instituição realiza constantes atividades ligadas ao projeto Viagem pela Literatura, criado em 1994.
Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e desenvolvido pela Biblioteca, o projeto tem por objetivo a promoção do acesso democrático ao livro, à leitura e à própria Biblioteca, por meio de atividades de incentivo à prática da leitura de forma lúdica.
As ações, destinadas ao público de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes jovens e adultos, são desenvolvidas por escritores, contadores de história e atores que se utilizam das mais variadas linguagens artísticas e literárias passando pela música, teatro, declamação e é claro muita leitura.
As atividades são realizadas durante todo o ano na Biblioteca e em outros espaços públicos municipais, como parques, praças, quadras de esporte, auditórios, teatros, Projeto Caminhando Juntos (Cajuns), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros. O objetivo é dinamizar a interação com a população do município.
Premiações
Reconhecido por sua importância, o Viagem pela Literatura conquistou no ano de 2007 o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura.
No ano seguinte, em 2008, foi destaque nacional no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura e Educação, com apresentações em pôsteres digitais no II Fórum do PNLL, em São Paulo.
Em 2012 conquistou o 1º lugar no Prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social da Prefeitura de Vitória.
No ano de 2014, por meio de edital, recebeu o prêmio "Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas", por meio da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.
Em 2018, conquistou o 1º lugar do prêmio Ricardo Oiticica - O Melhor em Práticas Leitoras - na categoria Oralidade, promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.
Mais recentemente, em 2023, foi selecionado para apresentação em pôster digital no 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva 2023 - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas/SP.
Ao longo de 29 anos, mais de 150 mil pessoas já participaram das seguintes atividades do projeto
- Viver o Livro ao Vivo e em Cores - ação que aproxima os livros dos participantes por meio da apresentação de peças teatrais, baseadas em textos da literatura;
- Contação de Histórias - ação que resgata a narrativa oral, de forma lúdica;
- Encontro com o Escritor - atividade que oferece ao público o acesso ao processo de criação e a oportunidade de fazer questionamentos diretamente com os autores de obras variadas;
- Curso e Oficinas de Contadores de Histórias - promove a capacitação e formação de multiplicadores da arte de contar histórias em espaços diversos. Em decorrência dessas oficinas/cursos foi criado o "Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras", em 2009, que vem se apresentando nas atividades do projeto e em espaços diversos.
- Círculo de Leitura - roda de conversa que homenageia escritores e promove a leitura de fragmentos de suas obras;
- Oficina de Artes - ação que desenvolve a imaginação e a criatividade após a contação de histórias, proporcionando aos participantes a oportunidade de criar personagens baseados nas histórias ouvidas e também suas próprias histórias;
- Oficina de Poesia - atividade que incentiva o hábito da leitura, de forma que os participantes possam descobrir nela uma forma de trabalhar suas emoções, seus sentimentos e ampliação da visão de mundo;
- Caixa-Estante (biblioteca móvel) - oferta de obras variadas por meio de empréstimo de livros e revistas em quadrinhos. São caixas que circulam em sistema de rodízio, em locais de pouco acesso ao livro e à leitura, com acervo de livros infantis, juvenis e adultos. As mini-bibliotecas permanecem em cada comunidade/instituição, por um período de 60 dias, podendo ser renovado conforme a demanda da comunidade. Durante esse período, as pessoas podem consultar o acervo (leitura) ou obter empréstimos;
- Sarau Poético - divulgação da literatura por meio da música, com declamação de poemas.
- Leitura no Parque/Praça - prática de incentivo à leitura em praças e parques públicos. Consiste na leitura de livros de literatura infantil, juvenil e adulto aos visitantes dos parques no local. Acontece em finais de semana. No dia é realizada também uma apresentação de atividades como: contação de histórias, encontro com escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peça teatral) e Banca Troca de Livros e Gibis.
- Clube da Leitura - ação criada em 2020, que acontece nos formatos virtual e híbrido, e incentiva a leitura e a formação de novos leitores, proporcionando uma interação entre os participantes.
- Banca Troca de Livros - a proposta da atividade é incentivar a prática da leitura e proporcionar aos participantes a possibilidade de substituir um livro já lido por outro de seu interesse, além de facilitar o acesso da população às obras.
Última atualização pela SEMC em 14/08/2024, às 14h55