Notícias

Espaço de encanto e aprendizagem, Planetário de Vitória completa 29 translações

Publicada em 20/06/2024, às 11h45 | Atualizada em 20/06/2024, às 11h55

Por Eduarda Miranda, com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Aniversário do Planetário

O caminho ao redor do Sol, percorrido pelo planeta Terra, é chamado de translação, que consiste em uma órbita elíptica. A duração do movimento é de, aproximadamente, 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Esse é o movimento responsável pela contagem do tempo em anos. Para explicar melhor como funciona, desde junho de 1995, o Planetário de Vitória promove a difusão do conhecimento científico sobre o Universo para crianças e estudantes de todas as idades.

Para celebrar mais uma aniversário do espaço, neste ano haverá o lançamento da sessão "Uma história da Astronáutica", que promete encantar o público com a beleza atemporal da Lua Cheia.  Durante a observação, do fenômeno, será possível notar as nuances do satélite natural da Terra.

Governante das marés do oceano, a Lua inspira lendas e mitos através de todas as culturas, além de ser um farol de esperança e renovação em meio à escuridão da noite. Esta observação garante uma experiência transcendental para os telespectadores. 

Escolas convidadas

Na sexta-feira (21), unidades de ensino da rede de Vitória estiveram no espaço que já faz parte da memória afetiva de muitas gerações de capixabas e de pessoas de todo o Brasil.

Ao todo, 11 unidades de ensino infantil foram convidadas para contemplar a sessão "Reconhecimento do Céu Infantil", apresentada para os grupos 5 e 6. Já a sessão da noite é aberta ao público e terá música ao vivo, o tão esperado lançamento de "Uma história da Astronáutica" e observação da Lua Cheia.

O Planetário

O Planetário de Vitória é um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura que busca cumprir sua missão de ensinar, divulgar e popularizar a Astronomia e as ciências afins, ofertando para a população atividades diversificadas para crianças, jovens e adultos. É um espaço cultural e científico da cidade de Vitória que encanta gerações com sessões na cúpula e exposições temporárias. 

As sessões para o público acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 11h às 11h30 e das 17h às 17h30; e às sextas-feiras, a partir das 18 horas. 

A entrada é gratuita e não é necessário agendamento. A programação é publicada mensalmente no Instagram @planetariodevitoria. Já as visitas pedagógicas para unidades de ensino precisam ser agendadas, o que deve ser feito por meio do site do Planetário.

Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (próximo à lagoa).
 
Entrada gratuita.

Voltar ao topo da página