Escolas recebem reforço de sinalização para o trânsito seguro na volta às aulas
Publicada em | Atualizada em
Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi
Elizabeth Nader
Plataforma elevada foi construída para a travessia dos alunos da Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro
Volta às aulas com toda a segurança para crianças e pais. O entorno de 23 escolas da rede municipal de ensino vão receber novas faixas de pedestres, placas de advertência e de velocidade (30 km/h), plataformas elevadas (traffic calming), tachões e braços projetados. O reforço na sinalização horizontal e vertical acontece em 14 bairros.
A nova sinalização contempla oito Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e 15 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). Ela é projetada pela equipe de Engenharia de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de acordo com o fluxo de veículos e pedestres na região.
"O município trabalha para garantir a segurança das crianças e pais nas escolas. O reforço na sinalização foi iniciado na semana passada e 23 unidades de ensino serão beneficiadas", afirmou o secretário da pasta, Max da Mata.
A Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro, por exemplo já ganhou plataformas de pedestre elevadas. O traffic calming força o motorista a reduzir a velocidade. Além disso, favorece a travessia de pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.
Ônibus
Quem utiliza o transporte público para se deslocar até a escola pode atualizar as informações sobre os horários das linhas de ônibus. Para não se atrasar para as aulas, basta consultar o Ponto Vitória, serviço de consulta pela internet pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer hora.
Ele possui dados atualizados diretamente do sistema de monitoramento da frota que compõe o serviço municipal de transporte coletivo. A previsão dos horários é obtida por meio dos módulos GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalados em todos os ônibus.