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Vitória tem representação em evento sobre políticas para o Ensino Fundamental em São Paulo

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Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Secretária Juliana Rohsner participa de evento sobre políticas para o Ensino Fundamental
Secretária Juliana Rohsner participa de evento sobre políticas para o Ensino Fundamental.
Foto Divulgação
Secretária Juliana Rohsner participa de evento sobre políticas para o Ensino Fundamental
Encontro "Redes Que Transformam".

A Educação de Vitória segue se fortalecendo e sendo referência no Brasil. A rede municipal foi representada pela secretária Juliana Rohsner, em São Paulo, no encontro "Redes Que Transformam", com foco em debater a construção de políticas públicas focadas nas turmas de 6º ao 9º ano, os chamados anos finais do Ensino Fundamental. 

No evento, realizado pela organização Motriz,  Juliana integrou a Mesa 1: "Adolescentes no centro da transformação da escola nos Anos Finais", ao lado de estudantes que já integram essa etapa escolar, e de Marisa Costa, Diretora de Incentivo a Estudantes da Educação Básica, do MEC.

A secretária destacou os avanços do programa "EntreNós: convivência ética e democrática na escola e na sociedade". A iniciativa, em parceria com a Unicamp, visa melhorar o ambiente escolar. "Temos evidências de redução das chamadas incivilidades, que são as pequenas ocorrências dentro da escola", disse Juliana. 

O programa EntreNós é destinado aos anos finais do Ensino Fundamental, e busca aprimorar o clima escolar e promover a convivência entre estudantes, professores e gestores por meio de ações que priorizam a resolução de conflitos, o enfrentamento da violência e a promoção de valores éticos, democráticos e inclusivos. O programa segue os princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e busca garantir a formação integral e cidadã dos estudantes.

Em 2025, o "EntreNós" integra o plano de ação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória, promovendo um processo coletivo de transformação. O programa está realizando momentos de formação contínua e planejamento de atividades junto aos estudantes do 6º ao 9º ano e suas famílias, com o objetivo de fortalecer e contribuir para a melhoria da qualidade da convivência nas instituições escolares.

Durante o encontro, a secretária também destacou a necessidade de abordar a adolescência nos Anos Finais. Para além dos números, ela valoriza a possibilidade de transformação. "Queremos que os estudantes sejam felizes na escola. Que eles consigam deixar o ambiente escolar e transformar o mundo, sabendo se posicionar nele, entendendo a diversidade e o respeito", destacou.

Sobre o evento

O "Redes Que Transformam" traz à tona a urgência de garantir uma educação integral e significativa para adolescentes, com a escola como espaço de pertencimento, desenvolvimento e proteção. A programação inclui uma série de mesas temáticas que vão desde o protagonismo estudantil até a articulação intersetorial de políticas públicas.

O evento reúne gestores públicos, especialistas e lideranças de referência nacional, impulsionado pela organização Motriz. O objetivo é discutir caminhos concretos que ampliem as oportunidades educacionais e contribuam para a redução das desigualdades, em um período decisivo para o futuro dos estudantes.

Sobre a Motriz

A Motriz é uma organização apartidária que fortalece governos para a entrega de serviços públicos com qualidade e equidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento da democracia no Brasil. Com foco na educação pública, atua para garantir a aprendizagem, permanência e progressão dos estudantes ao longo de sua trajetória. 

Sua principal estratégia é o desenvolvimento de lideranças públicas e o apoio técnico à gestão, com base em evidências, diagnóstico, planejamento e implementação de políticas educacionais. Até 2031, a Motriz trabalhará para ampliar resultados sustentáveis em alfabetização, educação integral nos anos finais com equidade racial e de gênero em redes de ensino municipais e estaduais.