Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória recebe profissionais de referência em Assistência Farmacêutica do município de Vila Velha

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória recebe profissionais de referência em Assistência Farmacêutica do município de Vila Velha
Profissionais de referência em Assistência Farmacêutica do município de Vila Velha realizam visita técnica no município de Vitória.

Na manhã desta sexta-feira (28), o município de Vitória recebeu a visita técnica da Gerência de Assistência Farmacêutica do município de Vila Velha. O encontro teve o  objetivo de conhecer melhor a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), que tem alcançado resultados e reconhecimento por meio de diversas premiações no âmbito estadual.

Na oportunidade, servidores discutiram temas como a utilização de sistemas de controle de estoque de medicamentos, o planejamento de aquisições e a gestão de riscos. "A consolidação de ferramentas de governança e transparência, como o Painel de Medicamentos, possibilita a condução de um processo de trabalho orientado por evidências. A melhoria dos nossos indicadores é uma realidade desde a implantação dessa ferramenta", destaca a Gerente de Assistência Farmacêutica de Vitória, Sheila Zambon.

Saúde de Vitória

Vitória possui 35 farmácias municipais, distribuídas em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos dois Prontos Atendimentos, em três Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realizou um grande esforço para assegurar que a população tivesse acesso a medicamentos. Como resultado, as farmácias da rede municipal de saúde de Vitória atenderam a mais de 1,3 milhão de receitas e distribuíram quase 3 milhões de medicamentos, representando um aumento de 9,18% de receitas atendidas e 15,36% mais entregas de medicamentos em relação ao ano de 2023.