Vitória é a única capital do País com nota máxima nas contas municipais
Publicada em
Por SEGOV/SUB-COM, com edição de Andreza Lopes
Jansen Lube/PMV
O corte de privilégios, a qualificação dos gastos públicos e a responsabilidade com as receitas levaram Vitória a ser única capital a alcançar nota máxima no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Em 2024, a capital capixaba subiu três posições em relação a 2023, ultrapassando Salvador e São Paulo, que também figuram entre as primeiras colocadas.
O índice utilizado pela Firjan, o IFGF, varia de 0 a 1 e mede a situação fiscal das prefeituras brasileiras. Vitória tirou nota máxima em todos os quesitos avaliados: autonomia, gasto com funcionários públicos, liquidez e investimentos.
A Firjan fez escalas para classificar a situação como crítica (de 0 a 0,4 ponto), difícil (de 0,4 a 0,6 ponto), boa (de 0,6 a 0,8 ponto) e excelente (acima de 0,8)....
O índice fez escalas para classificar a situação como crítica (de 0 a 04, ponto), difícil ( de 0,4 a 0,6 ponto), boa (de 0,6 a 0,8 ponto) e excelente (acima de 0,8).
"É uma excelente notícia ser a capital com a melhor gestão fiscal do País. Nosso trabalho incessante de ajuste fiscal e cuidado com as contas públicas fiz com que tivéssemos caixa para o pagamento de todas as obrigações e sobra para a realização de investimentos em toda a cidade", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
"Esse resultado reflete o empenho da gestão no cuidado com as contas para que os investimentos alcancem cada canto de nossa cidade. Uma vez saneado o caixa e retomado o fôlego fiscal, podemos acelerar os investimentos, as obras, a prestação de serviços essenciais e as melhorias por toda a cidade", ponderou o secretário de Gestão e Planejamento, Regis Mattos.