Notícias

Vitória é 1ª capital a concluir Plano de Tecnologia de Cidades Inteligentes

Publicada em 07/07/2020, às 14h58

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura

Diego Alves
Terceira Ponte e Vitória
Plano Diretor de Tecnologia de Cidades Inteligentes destaca protagonismo e avanços da capital para se tornar uma cidade cada vez mais digital

A Prefeitura de Vitória concluiu o Plano Diretor de Tecnologia de Cidades Inteligentes (PDTCI). O documento estabelece um contexto geral de como lidar com a tecnologia em uma cidade inteligente e elenca os desafios e soluções a serem implantados a partir de um planejamento estruturado em todas áreas.

Com o PDTCI, a capital poderá otimizar os investimentos em tecnologias, compartilhar a infraestrutura de dispositivos, telecomunicações e informática entre diversas aplicações, seguir padrões consolidados e adotar soluções abertas e customizáveis.

Além disso, o documento estabelece as necessidades de tecnologia para a cidade inteligente de Vitória, utilizando os conceitos da visão baseada em recursos (RBV - Ressource Based View), a qual busca encontrar o distanciamento (gap) entre as vocações da capital e a situação atual da tecnologia no município com vistas à maximização e ao desenvolvimento de intentos estratégicos.

Protagonismo

O presidente global do Instituto Smart City Business America (SCBA), Leopoldo de Albuquerque, destaca o protagonismo de Vitória como cidade inteligente. "Vitória, mais uma vez, demonstra seu protagonismo como cidade inteligente, sendo a primeira capital do País a ter um PDTCI. Com esse documento, o gestor poderá gerar a interoperacionalidade necessária entre todos os seus setores com informações que estimularão mais transparência, eficiência para a tomada de decisões e economia de recursos públicos", afirma.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagem, destaca o protagonismo do município no desenvolvimento de ações inovadoras já reconhecidas no País e no mundo, com uma série de soluções tecnológicas que proporcionam melhorias em diversas áreas, como saúde, educação, qualidade de vida e segurança.

"Vitória é uma das cidades mais premiadas do País como cidade inteligente e se destaca por toda cultura que criou para permitir a abertura de negócios e por criar uma qualidade de vida que poucas cidades do País têm. Com o PDCTI, o município passa a ter todos os desafios e soluções elencados, podendo definir tudo aquilo que é vital empreender para orientar o poder público nas prioridades e nos investimentos em tecnologia".

Investimentos

O diretor de Inovação da CDTIV, Marcos Ferreira, destaca que os investimentos do município em tecnologias para cidades inteligentes contribuíram para minimizar os impactos da crise do novo coronavírus. "O legado tecnológico construído pela Prefeitura permitiu dar respostas ágeis e assertivas aos grandes desafios impostos pela pandemia da Covid-19, entregando produtos e serviços digitais à população e protegendo a saúde e a vida dos servidores. Com o PDTCI, a Prefeitura vai direcionar seus investimentos e seguir transformando Vitória numa cidade cada vez mais inteligente, digital e conectada", afirma.

Saiba Mais

O Plano Diretor de Tecnologia de Cidades Inteligentes (PDTCI) é um instrumento estabelecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em sua Cartilha das Cidades, que sintetiza dados do estudo “Internet das Coisas: Um Plano de Ação para o Brasil”.

Segundo a cartilha, o PDTCI deve elencar todos os desafios a serem endereçados para que, a partir de uma visão ampla da demanda da população e da visão preconizada pela prefeitura da cidade inteligente, essas soluções possam ser implantadas, sempre de acordo com um planejamento bem estruturado.


Voltar ao topo da página