Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória dá início a mais uma temporada do turismo de observação de baleias

Publicada em | Atualizada em

Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Andreza Lopes


Bárbara Bueno Sá
Reunião de início da temporada de turismo de observação de baleias jubarte.

Mais uma temporada de observação de baleias jubarte teve início, na cidade de Vitória, nesta terça-feira (28). A prática, que atrai e encanta cada vez mais turistas de vários estados brasileiros, pode ser feita por meio de passeios de barco, próximo à Ilha do Arvoredo, um dos pontos mais populares para a observação de baleias, ou da costa, na Praia de Camburi, especialmente com o uso de binóculos. A abertura da nova temporada foi marcada por uma reunião que ocorreu no observatório da Prefeitura Vitória, com a presença de representantes e colaboradores do setor.

Entre os presentes, estavam Bruna Rangel, da ONG Amigos da Jubarte; Luzia Toledo, Diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e Vitória (CDTIV); Romão Pôncio Pereira, do Iate Clube de Vitória; Renan Moreira, Capitão Tenente da Capitania dos Portos; Alexandre Góes Batalha, Capitão de Embarcação; Pamela Maria Nogueira, representante das empresas Blue Trip e Natura Ecoturismo e André Daher.

Organizado pela CDTIV, o encontro teve como objetivo garantir uma temporada de observação de baleias segura e sustentável, em conformidade com as legislações vigentes. Durante a reunião, o Capitão Tenente Renan Moreira destacou as recentes alterações nas normas de segurança marítima, ressaltando a importância do uso de boias e coletes salva-vidas. A Capitania dos Portos também se colocou à disposição para realizar vistorias em novas embarcações, enfatizando que estas devem ser específicas para o transporte de passageiros em mar aberto, diferenciando-se das embarcações de esporte e recreio.

Os operadores de passeios solicitaram uma fiscalização mais rigorosa das embarcações clandestinas que operam em Vitória, apontando a falta de segurança dessas embarcações. Incidentes com embarcações irregulares podem impactar negativamente todos os envolvidos na atividade de turismo de observação.

Luzia Toledo, diretora de turismo da CDTIV, ressaltou a importância da colaboração entre todos os envolvidos para o sucesso da temporada. "Esse alinhamento entre os diferentes atores é fundamental para garantirmos uma temporada segura e bem-sucedida. A união de esforços nos permite não apenas cumprir as normas de segurança, mas também proporcionar uma experiência enriquecedora para os turistas, preservando nossa riqueza natural de forma sustentável, finalizou."

A temporada de observação de baleias e golfinhos de 2024 começará oficialmente no dia 4 de julho e se estenderá até outubro. As medidas adotadas visam garantir a segurança de todos os participantes e assegurar o cumprimento das normas, promovendo uma experiência de observação marinha bem-sucedida e responsável. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Vitória em preservar e desfrutar da riqueza natural da região de forma consciente e sustentável.