Notícias
Vigilância Sanitária de Vitória realiza ação de fiscalização em clínica de estética
Publicada em 27/11/2024, às 15h35
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Na manhã desta quarta-feira (27), a Vigilância Sanitária de Vitória realizou uma ação de fiscalização em uma clínica de estética localizada na Praia do Canto. A operação conjunta contou com a participação da 5ª Delegacia de Polícia da Praia do Canto, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo e o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região.
A ação teve como objetivo investigar denúncias graves relacionadas a procedimentos estéticos realizados de forma inadequada, que teriam causado deformidades permanentes em pacientes atendidos na unidade e foi desencadeada com base em inquérito policial, que apontou indícios de práticas ilegais e riscos à saúde dos consumidores.
A Vigilância Sanitária, juntamente com os outros órgãos envolvidos, inspecionou as instalações da clínica, revisou a documentação necessária e também verificou a regularização dos produtos e medicamentos. Durante a inspeção, foram encontrados medicamentos e produtos para saúde vencidos e sem identificação adequada. Todo material foi apreendido.
"A equipe também constatou que o instrumental cirúrgico e materiais utilizados nos procedimentos estavam sem a devida identificação da data de esterilização, nem a validade, além de alguns apresentarem indícios de oxidação. Determinamos, de forma imediata, a esterilização adequada de todo o material e interditamos cautelarmente as salas que realizam procedimentos com esse instrumental. Além disso, identificamos que um dos profissionais biomédicos estava com o registro no conselho de classe suspenso, razão pela qual foi notificado de que este profissional não pode realizar atendimentos", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Viviani Barreto.
Além da interdição e apreensão dos produtos irregulares, foi lavrado auto de infração, com as devidas notificações e penalidades previstas pela legislação sanitária.
A fiscalização faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Vitória para garantir a saúde e a segurança da população, assegurando que os estabelecimentos de saúde e estética cumpram as normas e regulamentações da ANVISA e dos conselhos competentes.
A população deve denunciar qualquer irregularidade ou prática suspeita em serviços de saúde e estética por meio do Canal 156.