Notícias

Vigilância Sanitária de Vitória realiza ação de fiscalização em clínica de estética

Publicada em 27/11/2024, às 15h35

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vigilância Sanitária de Vitória realiza ação de fiscalização em clínica de estética
Ação de fiscalização em clínica de estética. (ampliar)
Foto Divulgação
Ação da Vigilância Sanitária em clínica de estética
Ação de fiscalização em clínica de estética. (ampliar)

Na manhã desta quarta-feira (27), a Vigilância Sanitária de Vitória realizou uma ação de fiscalização em uma clínica de estética localizada na Praia do Canto. A operação conjunta contou com a participação da 5ª Delegacia de Polícia da Praia do Canto, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo e o Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região.

A ação teve como objetivo investigar denúncias graves relacionadas a procedimentos estéticos realizados de forma inadequada, que teriam causado deformidades permanentes em pacientes atendidos na unidade e foi desencadeada com base em inquérito policial, que apontou indícios de práticas ilegais e riscos à saúde dos consumidores.

A Vigilância Sanitária, juntamente com os outros órgãos envolvidos, inspecionou as instalações da clínica, revisou a documentação necessária e também verificou a regularização dos produtos e medicamentos. Durante a inspeção, foram encontrados medicamentos e produtos para saúde vencidos e sem identificação adequada. Todo material foi apreendido.

"A equipe também constatou que o instrumental cirúrgico e materiais utilizados nos procedimentos estavam sem a devida identificação da data de esterilização, nem a validade, além de alguns apresentarem indícios de oxidação. Determinamos, de forma imediata, a esterilização adequada de todo o material e interditamos cautelarmente as salas que realizam procedimentos com esse instrumental. Além disso, identificamos que um dos profissionais biomédicos estava com o registro no conselho de classe suspenso, razão pela qual foi notificado de que este profissional não pode realizar atendimentos", disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Viviani Barreto.

Além da interdição e apreensão dos produtos irregulares, foi lavrado auto de infração, com as devidas notificações e penalidades previstas pela legislação sanitária.

A fiscalização faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Secretaria de Saúde de Vitória para garantir a saúde e a segurança da população, assegurando que os estabelecimentos de saúde e estética cumpram as normas e regulamentações da ANVISA e dos conselhos competentes.

A população deve denunciar qualquer irregularidade ou prática suspeita em serviços de saúde e estética por meio do Canal 156.


Voltar ao topo da página