Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Seminário "Projeto de Vida" reúne educadores e reforça protagonismo de estudantes da rede municipal

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Seminário “Projeto de Vida” reúne educadores e reforça protagonismo de estudantes da rede municipal
Seminário "Projeto de Vida: Conectando Saberes e Sonhos (ampliar)

A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) realizou a 2ª edição do Seminário "Projeto de Vida: Conectando Saberes e Sonhos", reunindo diretores, pedagogos e professores das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. O encontro, que aconteceu no auditório da Prefeitura nesta quarta-feira (8), foi um espaço de formação, integração e troca de experiências, fortalecendo a implementação do componente curricular Projeto de Vida (PV) nas unidades escolares.

Mais do que um momento teórico, o seminário promoveu reflexões sobre metodologias, práticas e vivências que estimulam o desenvolvimento integral dos estudantes e o protagonismo juvenil. A ampliação de vagas nesta edição permitiu a participação de gestores e pedagogos que atuam diretamente no acompanhamento das turmas de Projeto de Vida, reforçando o compromisso coletivo com uma educação transformadora.

A palestrante convidada, Gina Vieira Ponte, mestre em Linguística e especialista em Educação, destacou a importância de um olhar pedagógico fundamentado para o desenvolvimento do Projeto de Vida nas escolas. "Quando o componente é ancorado nas ciências da educação, na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural, ele se torna um farol que ilumina o trabalho pedagógico e abre espaço para o protagonismo dos estudantes", pontuou.

Foto Divulgação
Seminário “Projeto de Vida” reúne educadores e reforça protagonismo de estudantes da rede municipal
Seminário "Projeto de Vida: Conectando Saberes e Sonhos

A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, destacou a relevância da escola pública como pilar fundamental do país. "A escola pública precisa funcionar, porque 80% das crianças do nosso país estudam nela. Quando fortalecemos a escola pública, fortalecemos a própria nação. O Projeto de Vida é uma ferramenta potente para isso: forma cidadãos críticos, conscientes e capazes de sonhar e realizar", afirmou.

Durante o encontro, o professor referência do componente curricular Projeto de Vida, Tiago Mendes, relembrou o percurso do componente curricular em Vitória. "O Projeto de Vida começou na nossa rede em 2015. Desde então, tem se mostrado um espaço rico de aprendizado, troca e crescimento tanto para os estudantes quanto para nós, educadores", ressaltou.

A professora referência do componente curricular Projeto de Vida, no tempo integral, Thayná Almeida, reforçou o papel colaborativo e inspirador do seminário. "Esse é um trabalho que valoriza os estudantes e os profissionais da educação. É um espaço para aprender, compartilhar e fortalecer o que já vem sendo construído nas escolas. O tempo integral tem contribuído muito para ampliar essas experiências e promover o protagonismo dos estudantes", afirmou.