Imprensa
Seminário da Proteção Social Especial de Alta Complexidade reúne especialistas da área
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
De forma inédita no Estado, a Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) deu início, nesta terça-feira (14), ao I Seminário da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, com debate, aprimoramento técnico e troca de experiências sobre os serviços voltados à proteção integral de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
O seminário segue até quinta-feira (16), sempre das 8 às 17, no auditório da Prefeitura de Vitória. O evento reúne autoridades e profissionais das redes socioassistencial e intersetorial e do sistema de garantia de direitos.
Na composição da mesa de abertura estiveram, ao lado da secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, a representante do Ministério de Desenvolvimento Social, mpsicóloga Dalizia Amaral Cruz; o representante da Associação Brasileira Terra dos Homens, Raum Batista; e a juiza da Primeira Infância e Juventude de Vitória, Lorena Miranda Laranja do Amaral.
Também participaram do evento a representante da Promotoria da Infância e Juventude de Vitória, promotora Ana Lúcia Ivanescaic; a promotora de Justiça da 11ª Promotoria, Sandra Maria ferreira de Souza; a conselheira tutelar Carolina Prata, o presidente do Conselho da Assistência Social (Comasv), João Carlos dos Santos Barata; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav), Luciene Otaianno, e do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) Marcelo Rodrigues Amorim.
O seminário é aberto aos profissionais que atuam na Política de Assistência Social, especialmente, os que atuam nos serviços de acolhimento institucional, repúblicas e família acolhedora, além de representantes da Saúde, Educação, Justiça, Segurança Pública, Conselho Tutelar, Habitação e demais órgãos que compõem a rede de proteção e defesa de direitos no município.
Programação
Ao longo da programação, o seminário contará com mesas temáticas, painéis e palestras que abordarão temas como a gestão da proteção social especial, os desafios do trabalho intersetorial, e as inovações na garantia de direitos de pessoas em situação de violação. Na lista de palestrantes estão referências acadêmicas, gestores públicos e profissionais com atuação reconhecida no campo da Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Após a palestra, a representante do Ministério de Desenvolvimento Social, psicóloga Dalizia Amaral Cruz, falou da importância do seminário. "Ele é importante, porque está sendo discutido de forma global a alta complexidade. Um seminário desta proporção, ainda que em nível municipal, falando da Alta Complexidade, dentro de todas as suas vertentes - pessoa idosa, criança, adolescente, pessoa com deficiência, adultos e famílias - faz a gente pensar de forma sistêmica e global a efetivação e qualificação de todos os serviços da alta complexidade", destacou ela.
Anacyrema Silva, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade de Vitória, enfatizou que o seminário representou um marco importante para o fortalecimento da política municipal de Assistência Social. "Este evento simboliza o compromisso da gestão com o aprimoramento dos serviços e o fortalecimento das equipes que atuam na linha de frente nos acolhimentos institucionais, familiar e repúblicas. É um espaço de aprendizado, reflexão e construção coletiva, que reforça o papel do município de Vitória como referência em políticas públicas voltadas à garantia de direitos", ressaltou.
Segundo a Secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, o seminário da Proteção Social Especial de Alta Complexidade reafirma o compromisso da administração municipal com a qualificação permanente dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e com a oferta de serviços de acolhimento cada vez mais humanizados, integrados e eficientes, em consonância com os princípios da Política Nacional de Assistência Social.
O seminário é parte integrante da capacitação pela qual passaram todos os profissionais dos acolhimentos institucionais, familiar e república do município. A formação vem sendo desenvolvida desde setembro de 2024, em parceria com a Associação Brasileira Terra dos Homens.