Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Saúde de Vitória amplia serviços de apoio para quem deseja parar de fumar

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS Grande Vitória promove ação pelo Dia Mundial sem Tabaco
Campanha antitabagismo na UBS Grande Vitória.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no próximo 29 de agosto, data que reforça a importância da conscientização sobre os riscos do tabagismo e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Com objetivo de ampliar o cuidado ofertado a esse público, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu recentemente uma capacitação em Tratamento de Apoio para a Cessação do Tabagismo voltada a profissionais de saúde. 

O treinamento, realizado na Escola Técnica do SUS (ETSUS) de Vitória, foi concluído por 27 profissionais, entre médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e professores de educação física.  

A formação teve como objetivo preparar mais profissionais para atender pessoas que desejam parar de fumar e que buscam apoio profissional. A partir desse treinamento, algumas Unidades de Saúde poderão retomar a oferta dos Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), como é o caso das unidades de Maria Ortiz, Jabour, Bairro da Penha, Bonfim, Consolação e Do Quadro. 

"As demais unidades representadas no curso conseguirão ofertar o tratamento com maior frequência e com um olhar mais integral para a saúde de quem procura esse cuidado. Assim, será possível identificar sinais e sintomas iniciais de adoecimento relacionado ao tabagismo, tanto na saúde geral quanto na saúde bucal", destacou a coordenadora do Programa de Ação de Controle do Tabagismo, Ludmila Coelho Rabelo. 

Entre os serviços disponibilizados gratuitamente, estão atendimentos multiprofissionais, palestras, grupos de apoio e acesso a medicamentos, quando necessário. De janeiro a agosto de 2025, aproximadamente 400 pessoas iniciaram o tratamento contra o uso do tabaco em Vitória.

Acesso ao tratamento

Em Vitória, as 29 unidades de saúde estão aptas a realizar ações para enfrentar o tabagismo, em dois eixos: prevenção e tratamento.  As ações de prevenção visam reduzir ou evitar a iniciação do tabagismo, principalmente entre escolares, adolescentes e jovens, através do Programa Saúde na Escola.

Já as ações de tratamento são ofertadas nas unidades de saúde e voltadas para pessoas que se tornaram dependentes da nicotina, presente tanto nos derivados do tabaco (cigarro comum, rapé, narguilé, outros) quanto em dispositivos eletrônicos para fumar (e-cigar, vape, Pod, e outros). O tratamento para parar de fumar é feito em grupos de apoio terapêutico ao tabagista (GATT) ou de forma individual.

O tratamento é realizado de acordo com protocolo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e consiste em uma primeira consulta individual para avaliação clínica, quando são avaliados a motivação da pessoa em deixar de fumar, seu nível de dependência física à nicotina, se há indicação ou contraindicação ao uso do apoio medicamentoso, a existência de comorbidades, dentre outros fatores. Em seguida, deve ser iniciada a abordagem cognitivo-comportamental do fumante em 4 sessões (uma por semana), com o treinamento de habilidades comportamentais e psicossociais, visando à cessação do hábito de fumar.

Para aqueles que alcançam a abstinência, é mantido um acompanhamento mensal, visando à prevenção da recaída ou manutenção dessa abstinência. Uma mesma pessoa pode passar pelo tratamento mais de uma vez, até que alcance sua abstinência e consiga permanecer sem fumar. 

Para o munícipe de Vitória que deseja parar de fumar, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e iniciar o tratamento no início de um novo GATT.  

Dicas 

O Ministério da Saúde orienta algumas atitudes que podem contribuir para o sucesso do processo de parar de fumar: 
  
- Corte gatilhos do fumo (situações que fazem você acender cigarro); 
- Escolha um método (parar de vez, ou diminuir e zerar em 7 dias); 
- Encontre substitutos saudáveis (caminhada ou outra atividade física, leitura de um bom livro, aprender uma arte, etc); 
- Opte por uma alimentação saudável; 
- Procure apoio de profissionais da saúde; 
- Participe de um grupo de apoio;