Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Regularização fundiária: dignidade e garantia de direitos para mais de 150 famílias de Vitória

Publicada em

Por André Pietralonga, com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Entrega de Títulos de Regularização Fundiária
Entrega de títulos de regularização fundiária no auditório da PMV.

Na noite desta quarta-feira (22), os munícipes de Vitória deram um passo importante rumo à moradia segura, quando receberem as tão aguardadas escrituras de seus terrenos. Ao todo, 154 famílias foram contempladas com a Regularização Fundiária e a entrega aconteceu na sede da Prefeitura Municipal. 

As famílias beneficiadas vivem em diversos bairros como Forte São João e Romão, na Regional 3; Gurigica/Jaburu e Santa Martha, na Regional 4; Praia do Suá e Santa Helena, na Regional 5; e Resistência, Santo André e São José, na Regional 7.  A ação integra o Programa de Regularização Fundiária da capital, que já entregou cerca de três mil títulos de propriedade somente nesta gestão.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que a regularização é um ponto de organização e melhora da cidade. "Essa é uma noite de celebrar e reconhecer que é possível transformar uma cidade, esse documento que todos recebem hoje celebra uma vitória e uma conquista das famílias. Em quatro anos nós entregamos mais escrituras públicas do que toda a história de Vitória, para fazer isso é preciso sensibilidade e justiça social. Nesse momento estamos gerando esperança e paz, com um documento que oficializa a posse desses moradores", disse. 

Pazolini também anunciou uma novidade, que ampliará o serviço prestado. "Nos próximos dias iremos também lançar o edital para levarmos escritura pública para a região de Bonfim. Essa é mais uma conquista para a cidade de Vitória, iremos continuar trabalhando até o final da gestão para melhorar nossa cidade", finalizou o prefeito. 

Cris Samorini, vice-prefeita da capital, também afirma que essa foi uma noite de transformação e oportunidades. "Estamos falando de mais de 150 títulos que serão entregues, proporcionando tranquilidade, noite de sono e um futuro melhor para essas famílias, que estão sendo valorizadas e priorizadas, participando desse momento com dignidade". 

Benefícios da regularização

A regularização fundiária é muito mais do que a posse legal dos imóveis. Ela traz um conjunto de benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida das famílias beneficiadas. Entre as principais vantagens estão o acesso a serviços essenciais como água encanada, energia elétrica, coleta de lixo e infraestrutura urbana, promovendo dignidade e bem-estar para os moradores.

Além disso, a regularização valoriza os imóveis, possibilitando que os moradores utilizem os títulos como garantia para financiamentos e investimentos. Esse avanço impulsiona a economia local e gera novas oportunidades para o desenvolvimento das comunidades.

Gildete dos Santos foi uma das beneficiadas nesta noite e afirma que "essa é uma oportunidade muito boa, que abre portas para nós! Se a gente tentasse essa regularização sem esse programa da prefeitura, seria mais demorado e com um custo alto, é ótimo fazer parte desse serviço gratuito, espero que com essa escritura eu tenha acesso a novas oportunidades". 

Já Rozania Ribeiro, está regularizando um terreno que é herança de seu pai, João Ribeiro. "Sempre foi um sonho dele conseguir regularizar esse terreno, ele esperava muito por isso. Eu, como filha única, estou amando ver o sonho dele se realizar e saber que agora novos benefícios e direitos vão ser oferecidos para nós", disse. 

Escritórios de regularização

Vitória deu importantes passos em 2023 e 2024 para ampliar a regularização fundiária, inaugurando novos escritórios em diferentes regiões da cidade.

Em agosto de 2023, o bairro Resistência recebeu um escritório, como parte do projeto da Orla Noroeste, financiado pelo BID, beneficiando 1.278 lotes e cerca de 5.112 moradores em uma área de 453 mil m². Em dezembro, foi a vez da Ilha das Caieiras, como parte da iniciativa da nova Orla de São Pedro, também financiada pelo BID, com 384 lotes regularizados em 123 mil m², atendendo 1.536 famílias.

Em abril de 2024, o bairro Redenção foi contemplado com um escritório para atender 693 lotes em uma área de 315 mil m², beneficiando 2.772 famílias. Já em maio, o Centro ganhou um escritório voltado à Poligonal 3, que inclui bairros como Santa Clara, Do Moscoso e Piedade, abrangendo 1.029 lotes em quase 500 mil m² e beneficiando mais de quatro mil pessoas.

Essas inaugurações destacam o compromisso da Prefeitura de Vitória com a promoção da cidadania e a valorização dos imóveis em toda a cidade. Mais do que a simples entrega de títulos de propriedade, essas iniciativas fortalecem direitos, aumentam o valor dos imóveis e promovem um ambiente urbano mais justo e acessível para todos.

Luciano Forrechi, Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, aponta que essa é uma entrega muito importante para a cidade de Vitória. "Para nós da Sedec e da gestão, hoje é uma noite de festa, uma noite de entrega importante. Nós queremos avançar com nossas políticas para ter novos dias de entregas e para oferecer o direito que todos esperam e merecem."

Vale ressaltar que o escritório de regularização fundiária de Resistência encerrou suas atividades após cumprir todas as exigências contratuais estabelecidas. Para informações sobre a escritura, os moradores podem se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação.

Para mais informações sobre o processo de Regularização Fundiária, os interessados podem entrar em contato com a SEDEC por meio do e-mail sedec.grf@vitoria.es.gov.br ou pelos telefones (27) 98144-0974, (27) 98144-1052, (27) 98144-1011 ou (27) 98144-1049, no horário de atendimento das 9h às 17h.

Endereços e telefones de contato dos escritórios de regularização fundiária:

Centro: Rua 7 de Setembro, nº 222, Galeria Joana D'Arc, Loja 01. Telefone: (27) 99945-2938.

Ilha das Caieiras: Rua da Felicidade Correia dos Santos, nº 1.147, Ilha das Caieiras (próximo à pracinha). Telefones: (27) 99504-2044 / (27) 3223-3486.

Redenção: Rodovia Serafim Derenzi, nº 4688, Redenção (em frente à Bessa Material de Construção). Telefones: (27) 3223-7257 (fixo) / (27) 99943-9284 / (27) 99839-3706.

Ação do Poder Público 

Estiveram presentes, também, no evento os vereadores João Flávio e Leonardo Monjardim, líder de governo na Câmara Municipal. "Temos que parabenizar o prefeito Lorenzo Pazolini, que propicia infraestrutura para a cidade de Vitória e se preocupa com a particularidade de cada um dos cidadãos.", disse Leonardo Monjardim. 

Já o vereador João Flávio, que é morador de Bonfim, agradeceu ao prefeito pelo que ele tem feito pelos moradores de Vitória. "Quando o prefeito assumiu eu procurei o governo para conseguir essas escrituras em nossa região, então eu quero parabenizar e agradecer essa gestão que se preocupa e traz dignidade para quem mais precisa".