Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rádio-escola dá voz a estudantes e ensina variadas técnicas e lições

Publicada em

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Oficina Rádio Escola
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro participaram de oficina de rádio
Diego Alves
Amanda
"O rádio está me ajudando a perder a timidez, além de tornar o ambiente escolar mais divertido", disse aluna Amanda Antunes

"O rádio está me ajudando a perder a timidez, além de tornar o ambiente escolar mais divertido. Está sendo muito prazeroso fazer parte desse projeto". Foi o que descreveu a estudante Amanda Antunes, 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, em Monte Belo, sobre sua participação no programa Rádio-Escola, que é desenvolvido em 31 escolas da rede municipal e abrange 960 alunos.

"O rádio na escola reforça um modelo comunicacional horizontal, democrático e participativo, na medida em que seus agentes de transformação são sujeitos. Dessa forma, trabalhamos para que o projeto Rádio-Escola desenvolva o protagonismo estudantil, a expressão comunicativa e criativa, o trabalho colaborativo e o uso de recursos de Tecnologia de Informação e de Comunicação", explicou Bernardo Leitão, que comandou diversas oficinas com os estudantes do projeto e é coordenador da Vitória Web Rádio.

Protagonismo

Os alunos investem na criatividade ao usar programas de gravação e edição de sons. "Sou privilegiado por participar de uma atividade tão legal assim. Aprendi um pouco mais sobre dicção e como falar no rádio, e isso está me ajudando a falar em público também, já que antes tinha muita vergonha", disse o estudante Ray Douglas, do 6° ano.

"No rádio, você pode ser vocalista, operador e outras coisas. Como não gosto muito de aparecer, escolhi ser operador de áudio. Sempre quis ser DJ e isso me aproxima um pouco dessa realidade", destacou Morian Laris, também do 6° ano.

Vitória Web Rádio

O projeto integra a Vitória Web Rádio, rádio on-line da Prefeitura de Vitória. A proposta é dar "voz" aos estudantes. Lá, eles estão aprendendo diferentes técnicas, como spots, vinhetas, jingle, locução e edição de rádio. 

Segundo Bernardo Leitão, dentro da Vitória Web Rádio, são realizadas oficinas para que os alunos vivenciem a organização de uma rádio, com aulas de escrita de um roteiro de programação, locução, escolha das músicas, incentivo à participação da comunidade escolar e cobertura de eventos realizados na escola.

Os trabalhos produzidos pelos estudantes nas oficinas vão ser utilizados na rádio on-line. O projeto é uma parceria da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Rádio-escola

A rádio-escola é um espaço de comunicação, aprendizagem e diversão para os estudantes. Pode funcionar durante os recreios e demais eventos da escola. A organização é feita pelos estudantes, com o acompanhamento de um profissional responsável pela rádio.

A rádio atende a pedidos e sugestões de toda comunidade escolar e a equipe incrementa a programação, organiza as músicas mais solicitadas, realiza brincadeiras, divulga eventos, além de informar a todos as formações de representantes de turma e reuniões do Conselho de Escola.

Dessa forma, a rádio contribui para a construção de uma escola participativa e democrática para defender uma educação com qualidade social.

Diego Alves
Oficina Rádio Escola
Bernardo Leitão ensina técnicas de rádio e estimula alunos a participar da Vitória Web Rádio
Diego Alves
Oficina Rádio Escola
Proposta das oficinas é ensinar as técnicas do rádio para que os estudantes atuem na Vitória Web Rádio