Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Patrimônios do Centro Histórico são opções para escolas incrementarem currículo

Publicada em

Por Deyvison Longui, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
Catedral Metropolitana é um dos atrativos do Visitar Centro Histórico de Vitória
Arquivo Secom
Projeto Visitar Igreja do Rosário
Igreja do Rosário mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco

Os patrimônios que compõem o Visitar Centro Histórico de Vitória, muitos deles com mais de quatro séculos de existência, são uma boa opção para as escolas incrementarem a grade curricular das aulas, proporcionando um amplo aprendizado aos alunos em áreas como História e Geografia, entre outras, além de despertar o interesse turístico dos estudantes.

A visita interna aos atrativos é gratuita e guiada por monitores da Prefeitura de Vitória. Para agendamento de grupos, é preciso entrar em contato pelo telefone 3183-9514, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, ou enviar e-mail para visitarvitoria@gmail.com.

Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário e de São Gonçalo, o Convento São Francisco e a Catedral Metropolitana de Vitória. A Capela Santa Luzia atualmente está fechada para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como o Theatro Carlos Gomes, pelo Governo do Estado, e a igreja do Carmo, pela Mitra Arquidiocesana.

"Em cada um desses locais, os monitores apresentam aos visitantes a história e as curiosidades dos patrimônios de forma artística, arquitetônica e cultural, estimulando o morador a conhecer sua cidade, divulgando os atrativos e tornando-se mais receptivo aos turistas", aponta o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling.

Diego Alves
IGREJA DE SÃO GONÇALO
Igreja de São Gonçalo é conhecida como a igreja dos casamentos duradouro
Diego Alves
CONVENTO SÃO FRANCISCO (CONCLUSÃO DA RETIRADA DA FIAÇÃO
Convento São Francisco foi construído no final do século XVI pelos padres franciscanos