Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Outubro Rosa: Solenidade no auditório da PMV abre a Campanha em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Marcos Salles
Outubro Rosa: Solenidade no auditório da PMV abre a Campanha em Vitória
Solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa em Vitória.

A abertura da Campanha Outubro Rosa em Vitória ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º),  com a presença de dezenas de profissionais, munícipes e autoridades, que  lotaram o auditório da PMV. A ação é realizada em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). 

Estiveram presentes no evento as secretárias de Assistência Social, de Educação; os secretários da Controladoria Geral, de Esportes, de Obras, de Gestão e Planejamento; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da primeira dama, Paula Pazolini, e de sua mãe, Margarida Pazolini. Durante a abertura do evento, ele destacou a importância dos serviços públicos se adequarem às demandas da população. 

"Aqui na cidade nós temos produzido polícias públicas que têm cuidado de todos. Quando as pessoas eram contactadas e recebiam a ligação para realizarem exames especializados aos domingos, muitas não acreditavam, mas vendo que seriam atendidas, ficavam surpresas e alegres. Ações como essa transformam vidas, principalmente quando são feitas com dedicação, zelo e carinho. Porque esse é nosso trabalho, cuidar das pessoas", declarou o prefeito. 

Magda Lamborghini enfatizou que não há mais fila de mulheres aguardando a realização de mamografias na Capital. "No ano passado, tivemos um marco na história da saúde em Vitória porque zeramos a fila para mamografias. Hoje, Vitória fornece em média 1.300 mamografias por mês e as mulheres aguardam entre cinco a sete dias para terem seu exame agendado".  

Na cerimônia de abertura, a presidente da Afecc, Marilucia Dalla, ressaltou a importância do cuidado integral para a prevenção e para o tratamento do câncer de mama. "A informação e conhecimento salvam vidas. E o cuidado multiplica oportunidades. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são caminhos que podem mudar destinos e histórias de vidas. O Outubro Rosa é um chamado à responsabilidade coletiva. Cada palestra, cada ação educativa, cada consulta de rotina representa uma vida preservada. E cada vida preservada é motivo para que sejamos felizes nessa caminhada. Nós acreditamos que o câncer tem cura e há muitas pessoas que são provas disso".

Palestras 

Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestras educativas e inspiradoras. 

O médico oncologista e diretor Clínico do Hospital Santa Rita, Dr. Luiz Augusto de Castro Fagundes Filho apresentou "Prevenção e Controle do Câncer", dando informações importantes sobre formas de prevenção da doença.  

Já a fisioterapeuta e bailarina Drª Sandra Motta em sua palestra "Do limão à limonada", contou como o bom humor e o apoio da família e dos amigos a ajudaram a lidar com o diagnóstico e o tratamento ao câncer de mama. 

Programação 

Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) preparou uma série de ações voltadas à saúde das mulheres, como orientações sobre prevenção de câncer de mama, coletas de preventivo, agendamentos de mamografia, testes rápidos, vacinação dentre outros serviços.   

Prevenção

Atualmente, Vitória disponibiliza aproximadamente 1.300 mamografias por mês, um aumento na disponibilidade de exames que zerou a fila de espera na capital.

"Graças aos nossos esforços, conseguimos zerar a fila de mamografia, garantindo que a prevenção e o diagnóstico sejam uma realidade acessível para as mulheres da nossa cidade. Fazemos isso porque temos compromisso com a vida das pessoas e queremos que elas sejam cuidadas de forma digna e humanizada", afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Como parte das ações do Outubro Rosa, as Unidades Básicas de Saúde da ccapital realizarão uma série de ações voltadas à saúde das mulheres, como orientações sobre prevenção de câncer de mama, coletas de preventivo, agendamentos de mamografia, testes rápidos, vacinação dentre outros serviços.