Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória forma primeira turma de qualificação profissional

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Guarda de Vitória forma primeira turma de qualificação profissional para cargo único
O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) para Guardas de Vitória deste ano foi dividido em dois ramos: um com ênfase na área de trânsito e outro com ênfase na área de segurança.

A primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) capacitados para atuar tanto na ostensividade quanto no trânsito concluiu o curso de formação, nesta semana.  O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) deste ano foi dividido em dois ramos: um com ênfase na área de trânsito e outro com ênfase na área de segurança. O curso já era realizado, anualmente, pelos agentes da Gerência de Proteção Comunitária para atualização de técnicas e aperfeiçoamento. Este ano, no entanto, todos os agentes que aderiram voluntariamente ao cargo único irão realizar o EQP com ênfase na área que não lhe era específica. 

Por nove dias, a primeira turma com essa roupagem teve ênfase em segurança. São os agentes que são qualificados em trânsito.  Foram 103 horas de curso com disciplinas relacionadas à área de segurança. Já o EQP com ênfase em trânsito, terá 244 horas. 

"Foram aulas de técnicas e procedimentos, conhecimentos jurídicos e prática de tiro, por exemplo. Em outras turmas, teremos as disciplinas sobre atuação no trânsito. A carreira única é o início de um novo ciclo para a Guarda de Vitória e evolução da instituição,  especializando ainda mais o serviço prestado aos cidadãos da Capital", pontua Renata Zanotelli, gerente de Formação e Atenção Psicossocial  (Gfap).

Foto Divulgação
Curso Guarda Municipal
Ao todo, serão 30 turmas ao longo do ano. As aulas teóricas são realizadas, em sua maioria, por meio da Academia de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, a Acadevix, da Guarda de Vitória.

Ao todo, serão 30 turmas ao longo do ano. As aulas teóricas são realizadas, em sua maioria, por meio da Academia de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, a Acadevix, da Guarda de Vitória. Os instrutores das aulas práticas também são 'pratas da casa': agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop). O EQP 2024 também conta com parceria da  Academia da Polícia Penal (Acadeppen) que emprestou o stand de tiros.  em nossa comunidade. Este sucesso é fruto do trabalho em equipe e da cooperação entre nossas instituições.

"Ser agente de segurança pública é desafiador, demanda acesso a conhecimentos atualizados e estar sempre preparado. A Guarda de Vitória vem evoluindo muito nos últimos três anos, recebendo grandes investimentos e se tornando cada vez mais habilitada para lidar com as demandas da segurança viária e ostensiva", enfatizou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.