Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Guarda de Vitória detém suspeito por furto de fios na Reta da Penha

Publicada em | Atualizada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Guarda de Vitória detém suspeito por furto de fios na Reta da Penha
Guarda Municipal de Vitória detém homem após furtar fios na Reta da Penha.

Um homem, de 44 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) após escalar um poste e furtar fios, no início da madrugada desta terça-feira (9), na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Luiza. O suspeito já possui passagens anteriores por furto, roubo e lesão corporal.

As equipes de patrulhamento foram acionadas após a Central de Monitoramento (Ciom) visualizar o indivíduo subindo no poste e arrancando os fios do sistema semafórico. "Os operadores repassaram as características dos suspeitos para nossas equipes em patrulhamento e, em poucos minutos, realizamos a abordagem em flagrante. Com ele, foi encontrada uma faca pequena", descreveu o Inspetor Correa, da Guarda Civil Municipal de Vitória.  

O detido, já possuía três passagens criminais e foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado ao delegado de plantão.

Redução

A Guarda de Vitória destaca que o município tem registrado avanços significativos no enfrentamento a esse tipo de crime. Entre janeiro e agosto de 2025, houve queda de 46% nos furtos de fios, em comparação com o mesmo período de 2024, passando de 482 ocorrências para 260.

O resultado é reflexo do patrulhamento preventivo, da integração de informações da Gerência de Inteligência e da vigilância virtual garantida pelas 1.156 câmeras instaladas na cidade, operacionalizadas pela Central de Monitoramento.

Somente em 2024, 42 pessoas foram conduzidas à delegacia em razão desse tipo de delito. Neste ano, 26.  Além das abordagens em flagrante, a corporação atua em operações conjuntas com secretarias municipais e a Polícia Civil para fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais reciclados e reutilizados. As ações são baseadas em informações levantadas pela Gerência de Inteligência e registros da Central de Monitoramento, que subsidiam a detenção de compradores de fios ilegais e até o fechamento de locais irregulares.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou a importância do enfrentamento a esse tipo de crime. "O furto de fios causa prejuízos à população, impacta serviços essenciais e compromete a qualidade de vida da cidade. Por isso, combater esse delito é prioridade: preserva o patrimônio público, evita transtornos e fortalece a sensação de segurança", afirmou.

A Guarda reforça o alerta à população para que, ao perceber qualquer situação suspeita, acione imediatamente o Ciodes 190, permitindo que uma viatura seja encaminhada ao local com rapidez.

Estratégias

Além da atuação preventiva e repressiva, outra frente de atuação está sendo realizada pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), que deixou de utilizar cobre nos cabos de energia. Agora, são utilizados cabos de alumínio, que, além do menor valor de comércio, são também mais resistentes. A secretaria tem optado por fazer instalações subterrâneas para proteger os equipamentos e evitar prejuízos ao município.