Notícias

Estudantes da EJA participam de projeto de valorização da identidade negra

Publicada em 09/11/2021, às 17h40 | Atualizada em 09/11/2021, às 17h40

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Há 11 anos, o projeto “Axé Dundum” é realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os objetivos estão trabalhar a autoestima e valorizar a identidade negra.

Neste ano, o tema do projeto é “Relações Étnico-raciais na mídia e movimentos culturais”, que será trabalhado ao longo de quatro encontros, através de debate, exibição de filme, bate-papo com o escritor e palestra. A programação ocorre sempre às 19h30.

“O projeto tem por finalidade estudar a história dos negros em nosso país, promovendo o debate. Buscamos educar nossos jovens para evitar a discriminação racial, bem como trabalhar a autoestima dos afro-brasileiros, a identidade e a diversidade cultural”, destacou o pedagogo da unidade de ensino Ricardo Bessa.

É ele quem conduz a programação, nesta quarta-feira (11), com o debate “Racismo estrutural e mídia”.

Entre os convidados, ao longo da programação, estão o escritor Carlos Fonseca (25/11) e o advogado Savio Andrey Faustino Eustáquio (02/12), membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Espírito Santo (OAB-ES).

“O movimento cultural Axé Dundum pretende construir de forma positiva questões ligadas à afirmação da identidade negra, mostrar a diversidade cultural, a multiplicidade, bem como a decisiva contribuição da mão de obra negra na produção da riqueza deste país”, disse a diretora Rúbia Xibili.

Ao todo, a Emef Suzete Cuendet atende a 144 estudantes matriculados na EJA.

Programação Axé Dundum 2021

As atividades têm início sempre às 19h30.

• 11 de novembro: Racismo estrutural e mídia, com Ricardo Bessa;
• 16 de novembro: Cineclube Axé, com exibição do filme “Revolta do Queimado”, seguida de bate-papo com o realizador;
• 25 de novembro: Pandemia e literatura, bate-papo com o escritor Carlos Fonseca;
• 02 de dezembro: O negro na sociedade brasileira, bate-papo com Savio Andrey Faustino; Eustáquio, da Comissão de Igualdade Racial da OAB-ES.


Voltar ao topo da página