Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

"Espírito Santo: seus encantos, cores e sabores" aproxima comunidade escolar de

Publicada em

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Brunella França


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
CMEI JAF
Divulgação Seme
CMEI JAF
Crianças do Cemei Jacy Alves Fraga desenvolvem atividades do projeto Espírito Santo: seus encantos, cores e sabores.

Incentivar as crianças a respeitar e cuidar do meio em que vivem, além de valorizar a cultura regional e fortalecer o vínculo com a comunidade escolar. Esses são os objetivos das novas etapas que dão continuidade ao projeto “Espírito Santo: seus encantos, cores e sabores”, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro.

No mês de setembro, os temas trabalhados foram o manguezal capixaba e as famosas panelas de barro. O fazer das paneleiras é patrimônio imaterial do Espírito Santo e a equipe escolar promoveu uma atividade envolvendo o tema em atividades junto às famílias, oportunizando a que pais, mães e responsáveis pudessem conhecer um pouco da vivência proporcionada pela unidade de ensino e ver na prática o conhecimento construído pelas crianças.

Para isso, foram realizadas várias oficinas adaptadas ao longo da programação. Em uma delas, os pequenos confeccionaram, junto às famílias, suas próprias panelinhas de barro.

“Entregamos às famílias o material para confecção da panela de barro, feita de argila. Cada família produziu junto à criança a panelinha de barro. Após o momento da confecção, elas foram expostas no Cmei, junto às demais atividades realizadas no projeto”, destacou a pedagoga Elzimar dos Santos.

Ao longo do mês, os pequenos participaram de várias atividades relacionadas à cultura capixaba, que fazem parte do projeto institucional da unidade de ensino.

Construindo conhecimento

Os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Raquel Fernandes, Marta Domingos, Laisa Anjos e Jahel Scardini, junto à pedagoga Elzimar dos Santos. Participaram das atividades as crianças dos grupos 5 e 6 do Cmei, junto de suas famílias.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
“Devido à pandemia do covid-19, infelizmente não pudemos levar nossas crianças para conhecer de perto essa cultura e o fazer das panelas de barro pelas paneleiras. Ainda assim, buscamos através de imagens e vídeos aproximar nossas crianças dessas riquezas locais. Já assistimos ao vídeo da Aldeia Mulembá, onde se extrai o barro para fazer as panelas e cada dia os professores exploram um tema com as crianças “, destacou a pedagoga do Cmei, Elzimar dos Santos.