Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Encontro intersetorial fortalece estratégias de combate à insegurança alimentar

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Comissão organizadora intersetorial - Roseane Fernandes, Leonardo Araújo. Rafaela Fardin e verônica
Comissão organizadora intersetorial - Roseane Fernandes, Leonardo Araújo, Rafaela Fardin e Verônica Carvalho.

"Estamos aqui, porque a gente acredita na intersetorialidade como potente estratégia para maior efetividade das ações de combate à insegurança alimentar e nutricional". Essa afirmação do chefe de equipe de Promoção da Saúde, Leonardo Araújo Vieira, abriu a manhã da sexta-feira (8),  no primeiro Encontro de Articulação entre os Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do Sistema Único da Saúde (SUS).

O encontro reuniu trabalhadores que atuam nos espaços da Assistência Social, unidades de saúde e da rede municipal de ensino de Vitória. As secretárias de Assistência Social, Cintya Schulz, e da Saúde, Magda Cristina Lamborghini, fizeram questão de participar da abertura demonstrando a importância da união das políticas públicas na garantia do direitos à alimentação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, em Itararé.

Magda destacou o impacto da alimentação na longevidade das pessoas, ressaltando que Vitória foi reconhecida como a capital com maior longevidade e qualidade de vida para as pessoas.

Foto Divulgação
Secretária Cintya Schulz na abertura do Encontro Setorial
Secretária Cintya Schulz na abertura do Encontro Setorial.

Cintya Schulz fez questão de frisar a importância de ações integradas para potencializar o alcance dessas políticas. "As interfaces entre Suas, Sisan e o SUS são fundamentais e urgentes para a efetivação dos Direitos Humanos de modo geral e, em particular do Direito Humano à Alimentação", falou a secretária.

Durante todo o dia, o grupo falou sobre a Portaria interministerial MDS/MSnº 25, de 1º de setembro de 2023, que estabeleceu as orientações para priorização e organização da atenção aos indivíduos e famílias em insegurança alimentar e nutricional no âmbito da assistência social, saúde e segurança alimentar e nutricional.

Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Roseane Fernandes, o encontro é uma oportunidade de colocar em prática princípios essenciais do Sisan, em especial o princípio da promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais, conforme artigo 9° da Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, Lei 11.346 de 2006.

A assistente social da Unidade de Saúde do Alagoano, Rosimeri Melo, comentou que o encontro foi de extrema importância para a articulação das politicas públicas. "Saber o que o outro serviço está fazendo, como acessar as políticas contribui para facilitar o caminho do munícipe que precisa. Sem articulação, funcionando de forma isolada não há avanço. Quando existe conversa é mais fácil o serviço ser realmente efetivo", defendeu ela.

Foto Divulgação
Michelle torrente e Roberta Fonseca no Encontro Intersetorial
Michelle torrente e Roberta Fonseca no Encontro Intersetorial.

Na avaliação das assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro Michelle Torrente e Roberta Feitosa, a troca de saberes entre os trabalhadores que atuam junto às famílias é fundamental para combater a fome.

"Lidamos no dia a dia atendendo situações de insegurança alimentar conhecer os conceitos, estarmos munidas de informações de como as famílias podem ter acesso a outros direitos são elementos a mais nas intervenções junto as famílias acompanhadas", comentou Michelle.

Elas acreditam que saem do encontro nutridas de informações consistentes para melhoria da qualidade do atendimento ao público acompanhado naquele espaço. Para a estagiária de Nutrição Bianca Forza, ter a oportunidade de aprender com a lida no dia a dia com uma diversidade de público é engrandecedor. "Receber informações de como melhorar a saúde por meio do alimento, reforçar o direito à segurança alimentar é tudo que queremos", falou ela.

O encontro de articulação foi organizado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial formado por servidores da Semus e Semas/Gsan. Integrantes deste grupo de trabalho, as nutricionistas Rafaela Fardin, Débora Valentim e Verônica Carvalho trouxeram informações essenciais sobre a integração desses sistemas de políticas públicas.